Situado no centro de Lisboa, procura oferecer uma cozinha vegetariana alternativa e saborosa, baseada em receitas e produtos de diversas proveniências, como a portuguesa e as de países mediterrânicos e orientais. Tanto ao almoço como ao jantar, é servido um buffet "all you can eat", com sopa caseira, 4 a 6 pratos quentes, sushi vegetariano e 12 tipos de saladas.
Acessos: Metro: Campo Pequeno. Autocarros: 16, 49, 54, 91, 727 e 732.Quatro a cinco pratos quentes, mais de uma dezenas de combinações frias, sopas, sobremesas e sumos naturais. A ementa muda diariamente e é rica em sabores, cores, texturas e combinações. Ah, e é 100% vegetariana.
Abriu a 13 de Maio de 2005 e já conquistou clientela habitual.
O restaurante Paladar Zen ocupa uma espaço amplo e rectilíneo na Av. Barbosa du Bocage, no centro da capital, fazendo jus à sua contemporaneidade na decoração e na música ambiente.
O Paladar Zen resulta de um sonho de conceber de raiz um espaço moderno e agradável onde a cozinha de fusão se fundisse com a matriz lacto-ovo-vegetariana. Criatividade é a palavra de ordem, de tal forma que a ementa varia de dia para dia, consoante a inspiração do chefe.
Os pratos são saborosos e apelativos aos sentidos. É precisamente por essa razão, e contra a ideia pré-concebida de que abraçar o vegetarianismo implica abdicar do prazer da boa mesa, que o Paladar Zen desafia os não vegetarianos a experimentar as suas propostas.
As refeições, tanto ao almoço como ao jantar, assumem a forma de bufete. Mediante um preço fixo (6,95 euros ao almoço e 9,80 ao jantar), o cliente pode servir-se de entre quatro a seis pratos quentes, uma sopa e uma extensa bancada de frios, que no Verão inclui uma sopa fria. Em complemento (à refeição e ao preço) existem ainda as bebidas, que incluem sempre um sumo natural do dia, as sobremesas e os cafés.
Cores e sabores
Os pratos sugeridos resultam de um trabalho de fusão entre as bases da cozinha portuguesa e as influências mediterrânica e oriental, revisitadas à luz do conceito vegetariano mais lato. Assim, sugestões como À Brás de legumes, Lasanha de abóbora com frutos frescos e Folhado de espinafres reúnem praticamente o consenso entre os clientes adeptos das mais diversas dietas alimentares.
As sopas, como a de alho francês com coentros ou a de cenoura com hortelã, não constituem grande desafio para os palatos mais conservadores, a não ser pela agradável surpresa das combinações de legumes pouco usuais e do uso de ervas aromáticas.
2005-06-21