Na moderna adega da Quinta do Encontro, encontramos no piso térreo uma pequena sala de estar e de jantar. Com uma decoração intimista, os vinhos são o prato principal, acompanhados por uma gastronomia tão regional como vanguardista, onde não falta o tradicional leitão.
Acessos para deficientes: SimServimo-nos de um edifício redondo de quatro pisos sem escadas para falar de um triângulo de boa gastronomia (restaurante), vinhos (loja) e serviço de visitas guiadas (adega). Parece-lhe demasiada geometria? Olhe que não...
Uma pitada de História
Na explicação do nome deste local está a tradição. Duas procissões juntam-se, por alturas da Páscoa, à entrada da propriedade e para celebrar a fé dos crentes foi inclusivamente levantado um cruzeiro na rotunda construída entretanto.Quanto ao outro encontro, o dos vinhos, nada há que estranhar, afinal estamos em São Lourenço do Bairro, Anadia, coração da Bairrada. A sua história começa a ser contada em 2005, altura em que se iniciou a construção da adega que só haveria de abrir as portas cerca de três anos depois. Está actualmente disponível para visitas sem ser necessária reserva prévia (encerra apenas à segunda-feira). Um enoturismo à séria a pensar nos visitantes ocasionais que não vão a contar com esta descoberta...
Um mimo para a vista
Comecemos pelo que vêem os olhos: uma adega futurista, redonda, inspirada numa barrica de carvalho com a assinatura do jovem arquitecto Pedro Mateus, da Maia. Escadas não existem, as subidas e descidas - através de rampas - fazem-se curvilíneas, o que de certa forma nos lembra o movimento de um saca-rolhas.
À entrada, a loja de vinhos vende não só os rótulos da Bairrada - que vão desde os QdE até ao topo de gama Encontro 1 - mas também os néctares das outras regiões onde o grupo Dão Sul / Global Wines tem interesses: Dão, Douro, Alentejo e Brasil. A gama inclui vinhos brancos e tintos, espumantes, aguardentes, vinho do Porto e colheitas tardias. Grande parte destes está também disponível para consumo a copo.As boas-vindas são, desde logo, materializadas num copo de espumante e se veio para experimentar o restaurante e não conhece o espaço é-lhe proposta uma visita guiada à adega, claro, mas também às diversas salas indicadas para todo o tipo de eventos, como provas de vinho. O próximo passo poderá ser a sala com uma lareira a fazer lembrar uma garrafa, espécie de antecâmara do restaurante. Aqui se fica a saborear o vinho e a ler um pouco mais da literatura disponível sobre o tema.
2010-09-15