de 7
ver todos

Pousada da Ria

de 7
ver todos
Acessos: De Aveiro seguir em direcção a Estarreja e daí para a Murtosa. A próxima localidade é a Torreira e a pousada fica a caminho de São Jacinto do lado esquerdo, mesmo junto à ria.

O istmo que liga a Murtosa às praias de S. Jacinto acolhe harmoniosamente a Pousada da Ria, que sobressai pelo enquadramento natural único. Sob as suas varandas passa a ria de Aveiro onde ao fim da tarde é possível apreciar a faina dos moliceiros e da pesca. No magnífico restaurante com esplanada panorâmica o convite é irrecusável: saborear a gastronomia local num cenário de incomparável beleza.

Localização: Beira-mar
Nº de camas: 32
Nº de quartos: 20
Período de funcionamento: Todo o ano.
Preço Época Alta: 200.00
Preço Época Baixa: 110.00
Morada: Bico do Muranzel
Código Postal: 3870 301 TORREIRA
Tel: 234860180
E-mail: guest@pousadas.pt
Site: www.pousadas.pt/en/hotel/pousada-ria?_ga=1.13867710.863714184.1491322926
Distrito: Aveiro
Concelho: Murtosa
Freguesia: Torreira

Pousada da Ria


Agora de Inverno sabe bem recordar o Verão. Com os pés na água e uma localização de sonho.


Paula Oliveira Silva

A janela ficou aberta e eu quase que adormeço, vencida pelo cansaço da viagem. Quis ouvir o barulho lento mas constante da água que se movimenta e acabei embalada pela melodia relaxante. Se não soubesse qual era o meu “bom porto” poderia acordar completamente equivocada. Entro numa pousada e acordo num cruzeiro? Mas não, este barco não se mexe, está bem agarrado à terra só que deixou os pés dentro de água.

A ria concede uma largura tal que mais parece mar e os holofotes varrem a água criando um efeito de cor tropical. Do outro lado é Aveiro, mas não se vê daqui. Com tempo, é imperdível o passeio pela cidade onde a ria entra sem pedir licença inundando-a de canais. Por ali andam moliceiros, já em menos quantidade que outros tempos, mas tão típicos quanto as fachadas em Arte Nova. Aqui na zona da Murtosa, ainda se vão vendo mais destas embarcações com a função a que foram destinadas, à apanha do moliço. Saio deste miradouro particular e procuro um outro onde possa saborear a gastronomia regional. O restaurante panorâmico tem ainda esplanada sobre a ria. Como o procurei por horas do jantar, decido ficar ao quente. A simples existência da lareira falou-me do frio que também aqui chega, mas apesar disso o fogo fez gazeta essa noite. Vale mais pelo encanto que transmite porque a sala é grande e os ares condicionados apesar de todos os malefícios conseguem ser muito eficazes em certas alturas.

As cadeiras são de verga e as toalhas em tons areia. Realmente praias e dunas não faltam por aqui que o diga São Jacinto e a sua reserva natural. Aliás, em toda a pousada a decoração invoca a costa. Peixes em quadros, como porta-chaves, conchas, estrelas do mar, búzios... tudo aquilo que lembrando o Verão nos faz ficar com vontade de voltar à ria de Inverno. Agora instale-se porque vai ficar deliciado com esta comida criativa de sabor tradicional.

Peça o que pedir como prato principal, não se iniba em provar o Queijo da Serra com Banana. O azeite e sal para molhar o pão é receita simples de outras alturas, de um tempo em que a manteiga era um luxo. Memórias antigas de povoações rurais. A Sopa de Caras de Bacalhau com Tomate deve ser uma boa aposta, mas a de Legumes da Horta não me decepcionou.

2004-01-06
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora