Porto Paixão

No centro da cidade do Porto, mesmo junto ao Mercado Ferreira Borges, abriu o Porto Paixão. Uma loja especializada em produtos do Norte e do Porto, a livraria é especializada no Porto, o artesanado é o mais simbólico do norte do país, destacamos os vinhos do Douro e os produtos vintage de empresas centenárias. Aqui encontramos memórias da região como: as máscaras de Podence e Ouzilhão, os produtos da Ach Brito, os monstros de Júlia Ramalho, as bengalas de Baião, o "manel" e a "maria" de Sabahat Passos, os livros de Germano Silva, os jogos da Majora, os registos de Duarte Morgado, as cores de Viana, o vinho da Quinta Nova, as fotos de Alfredo Cunha, e o ouro de Travassos. Descubra nesta loja de tradição a alma nortenha.

Dia(s) de Encerramento: Domingos
Horário de Funcionamento: Das 10:00 às 19:00
Morada: Rua Sousa Viterbo 65
Código Postal: 4050 593 PORTO
Tel: 222022129
E-mail: portopaixao@gmail.com
Site: portopaixao.wordpress.com
Distrito: Porto
Concelho: Porto
Freguesia: São Nicolau

Porto Paixão, pronúncia do Norte


Objectos da saudade numa loja que quase parece um museu, a caminho da Ribeira, no Porto


Andreia Fernandes Silva

A cor amarelecida exaltada pelos originais candeeiros congela o momento. Transposta a porta de entrada, embarcamos numa viagem ao passado e sentimo-nos dentro de um postal antigo. Ali, mesmo atrás do Mercado Ferreira Borges, bem perto da Igreja de S. Francisco e do Palácio da Bolsa, encontra-se uma loja que por vezes mais parece um pequeno museu onde se soltam memórias.

Os mais velhos entram para apreciar e, por vezes tocar, nas reminiscências de um tempo que já não volta por inteiro, mas que é reavivado a cada olhar. São os livros usados nas mercearias para registar as compras que só eram pagas no final do mês, os blocos de carta de folha fina, os brinquedos de plástico e madeira, os jogos da Majora, os lápis da Viarco, os sabonetes da Ach Brito, a pasta medicinal Couto, o suave pincel de barbear, e tantas outras pequenas relíquias que vão avivando pedaços da vida de cada um.

Mas não se pense que por ali só encontra objectos datados. Há também novidades e reapropriações da tradição através de mãos habilidosas, como os colares e pulseiras feitos com lenços de Viana. E o que dizer das caras larocas dos tradicionais gigantones e cabeçudos em pasta de papel? Objectos únicos de artesanato contemporâneo criados por Sabahat Passos. Outra proposta original é a possibilidade de termos uma placa em esmalte e que até pode ter inscrito o nosso nome, por encomenda.

Estas são algumas das surpresas que pode desembrulhar à medida que percorre a Porto Paixão. Na verdade, foi mesmo um grande afecto pelos objectos de outros tempos e velharias que juntou Carla Miranda e Helena Barroso num projecto a dar os primeiros passos, mas que tem atraído inúmeros curiosos, ao número 65, da Rua Dr. Sousa Viterbo.

Para todos os gostos

Não sendo uma loja gourmet, por ali encontram-se também propostas para os mais gulosos. De Santo Tirso chegam as deliciosas bolachas de Santa Escolástica, feitas artesanalmente pelas monjas. Após as vindimas, chegaram os doces de Touriga e Tinto Cão. Encontram-se ainda ali expostas compotas da Casa de Juste, chás, alguns vinhos, as conservas de Pinhais, mais conhecidas além fronteiras do que em Portugal. Não muito longe andam as fotografias de Alfredo Cunha, imagens onde o genuíno Porto se mostra em esquinas, vielas, personagens e paisagens.

2009-02-24
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora