Palácio Nacional da Ajuda

Ano de Construção: 1795

Situado estrategicamente no alto da Ajuda, o Palácio Nacional da Ajuda foi residência oficial da família real portuguesa durante o reinado de D. Luís I (1861-1889) até ao final da monarquia, em 1910. Palco da história política e de cerimónias da corte, é hoje o único palácio real visitável em Lisboa que ainda conserva a disposição e decoração das salas ao gosto da segunda metade do séc. XIX. Com vistas excecionais sobre o rio Tejo, o palácio expõe importantes coleções de artes decorativas bem como de pintura e escultura. Destacam-se obras de arte de autores como El Greco, Greuze ou Géricault, entre outros.

Dia(s) de Encerramento: Quartas
Estilo Arquitectónico: Neoclássico
Horário de visita: Das 10:00 às 18:00 (última entrada: 17:30)
Observações: Encerra 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio, 13 de junho e 25 de dezembro. Como chegar: O Palácio da Ajuda situa-se no alto da Calçada da Ajuda, rua que liga a zona da Ajuda a Belém. O estacionamento é fácil nas imediações, nomeadamente no Largo da Torre a dois minutos do PalácioMuseu pertencente à DGPC - Direcção-Geral do Património CulturalTransportes Carris: 18; 729; 732; 742; 60. CP (linha do Estoril): estação de BelémIngresso 5 €Duração média da visita 1h45Entrada livre:o Primeiros domingos de cada mês para visitas individuais e grupos até 12 paxo Crianças até aos 12 anos inclusiveo Visitantes em situação de desemprego residentes na EUo Lisboa Cardo Membros da APOM/ICOM, ICOMOS, membros de Associações Culturaiso Investigadores, profissionais de museologia, restauradores, jornalistas e profissionais do turismo no desempenho das suas funçõeso Professores e alunos de qualquer grau de ensino no âmbito de visitas de estudo, mediante marcação prévia e apresentação de documento emitido pela respectiva instituição de ensino.o Funcionários da DGPC o Visitantes com mobilidade reduzida e um acompanhante.Desconto 50% o Portadores do cartão jovemo Estudanteso Pessoas com idade igual ou superior a 65 anoso Bilhete família - a partir de 4 elementoso Bilhete família numerosa - dois adultos e filhos (documento da Assoc. Port. Famílias Numerosas)Bilhetes de Grupo (adquirido com 48h de antecedência) > 250 bilhetes - 7,5% desconto;> 500 bilhetes - 10% de desconto;> 1000 - 15% desconto; Bilhete Calçada Real - Palácio Nacional da Ajuda, Museus Nacional dos Coches - 7,5€
Ocupação actual: A restante parte do edifício que não é utilizada como museu, serve de sede ao Ministério da Cultura, ao Instituto Português do Património Arquitectónico e ao Instituto Português dos Museus.
Serviços disponíveis: Serviço Educativo, Loja e Visitas Guiadas.
Título: Residência de reis
Morada: Largo da Ajuda
Código Postal: 1349 021 LISBOA
Tel: 213637095
E-mail: geral@pnajuda.dgpc.pt
Site: www.palacioajuda.pt
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: Ajuda
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora