Ovos Moles de Aveiro IGP

Herança da tradição conventual aveirense, os ovos-moles são um dos produtos mais conhecidos da região e da cidade de Aveiro. O nome diz tudo sobre a receita, tratando-se de um doce à base de ovos e de açúcar. É a forma de apresentação que o torna verdadeiramente peculiar. Pode ser apresentado em barricas de madeira, decoradas com pinturas locais ou sob a forma de miniaturas de plantas e animais recheadas com o referido doce. O Ministério da Agricultura concedeu a este doce regional o estatuto de indicação geográfica protegida, que distingue a qualidade regional dos produtos. Os ovos-moles de Aveiro foram o primeiro produto de confeitaria português a receber este título. As confeitarias mais conhecidas situam-se na zona do Rossio, à beira do Canal Central.

Dicas para a confecção: Leve 300 gr. de açúcar ao lume com cerca de 3,5 dl de água e deixe ferver até obter ponto de cabelo. Retire do lume e deixe arrefecer. Corte 30 gemas de ovos. Junte as gemas ao preparado anterior e leve tudo ao lume para que as gemas obtenham a consistência desejada. Não deve mexer em círculo mas em movimentos de vaivém.
Enquadramento histórico: Os ovos moles eram originalmente confeccionados nos mosteiros e conventos das freiras carmelitas, franciscanas e dominicanas na área de Aveiro, até à extinção das ordens religiosas no século XIX. A partir desse momento a receita tradicional foi sendo difundida de geração em geração, pelas senhoras que tinham sido instruídas neste conventos e mosteiros.Podemos encontrar esta especialidade da doçaria portuguesa em barricas de madeira ou de porcelana decoradas com desenhos relativos à Ria de Aveiro, como é o caso do moliceiro ou simplesmente envolvida em hóstia, cuja forma assume motivos marítimos, de que é exemplo o búzio.
Época de Confecção: Todo o ano
Observações: Desde 10 de Fevereiro de 2006, os Ovos Moles, estão certificados como IGP (Indicação geográfica Protegida).
Título: Delícias celestiais
Código Postal: 3800 256 AVEIRO
Distrito: Aveiro
Concelho: Aveiro
Freguesia: Vera Cruz
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora