Museu do Trajo de São Brás de Alportel

Instalado num palacete do século XIX (Palacete de António Bentes), o Museu do Trajo foi criado em 1982. Apresenta um vasto espólio constituído por peças oriundas de toda a região algarvia, destaque para os trajes tradicionais e para o material etnográfico. O museu possui duas áreas de representação prioritárias: numa dimensão regional, as suas exposições abordam contextos e problemáticas do Algarve usando o seu recurso por excelência que é a indumentária histórica. Através dos espaços etnográficos, o museu divulga e expõe os traços identitários das populações do interior e serra do Algarve - áreas geoculturais onde está situado. Na parte de trás do edifício, nas antigas cavalariças, podem ver-se duas dezenas de carros de tração animal, alguns associados às profissões dos seus donos, como os carros do aguadeiro ou do azeiteiro. Os Amigos do Museu oferecem um programa de atividades mensal com cerca de 30 modalidades diferentes, que vão desde a ópera até ao teatro passando pela música coral, artes plásticas, dança, jazz, fotografia, jardinagem, etc..

Dia(s) de Encerramento: Não encerra
Horário de visita: De Segunda a Sexta, das 10:00 às 13:00, e das 14:00 às 17:00. Sábados, Domingos e Feriados das 14:00 às 17:00.
Marcação prévia: É conveniente a marcação prévia de grupos (2 dias de antecedência).
Nº máximo pessoas por grupo: 50
Nº mínimo pessoas por grupo: 10
Observações: Quando em 1982 o padre José da Cunha Duarte começou a anotar as canções que os velhos cantavam ou a recolher objectos inúteis que encontrava pelos cantos dos palheiros mal podia imaginar as consequências desse gesto. Algum tempo depois as arrecadações da Igreja Matriz já eram pequenas para guardar tanta coisa. Em 1986 a Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel recebeu um legado importante: a velha casa de António Bentes, um dos mais notáveis edifícios do concelho. Pouco tempo depois o museu ocupava este espaço.
Serviços disponíveis: Loja, Bar a pedido, duas Galerias de arte, duas exposições permanentes e uma exposição principal.
Título: As vestes algarvias
Morada: Rua Doutor José Dias Sancho 61
Código Postal: 8150 141 SÃO BRÁS DE ALPORTEL
Tel: 289840100
E-mail: geral@museu-sbras.com
Site: www.museu-sbras.com
Distrito: Faro
Concelho: São Brás de Alportel
Freguesia: São Brás de Alportel
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora