Museu dedicado à actividade mais característica e tradicional de Alcáçovas: a produção de chocalhos. Um dos artesãos da terra, João Chibeles Penetra, ocupou-se da recolha de grande variedade destes objectos, que veio originar uma interessante colecção que conta mais de 5800 exemplares e pode ser visitada em sala de exposição própria.
Marcação prévia: Visitas mediante marcação prévia.Um retrato alentejano
Já visitei muitos museus regionais, com colecções originais, porém nunca supus que os chocalhos das vacas pudessem ser objecto de uma colecção museológica.
A N254 de rectas infinitas leva-nos para junto do aeródromo de Évora. Até Alcáçovas, a paisagem é quase sempre monolítica. Já nas Alcáçovas, perguntei ao primeiro velhote que encontrei onde era o museu. Simpático, explicou-me como encontrá-lo e num abrir e fechar de olhos dei com o número 156 da Rua da Esperança, a velha oficina reconvertida em museu.
Encostados na soleira da porta, dois homens conversavam. Um deles era o proprietário, João Chibeles Penetra, que prontamente se disponibilizou em mostrar-me os cantos à casa. Do aperto de mão senti um vigor invulgar para alguém com mais de 70 anos através das mãos grossas e calejadas pela desgastante profissão.
Alcáçovas e o Museu
Tentem imaginar como poderá ser uma sala com as paredes forradas de chocalhos do chão ao tecto. Aqui há chocalhos de todas as formas e tamanhos. O mais pequenino terá aproximadamente a dimensão de uma pedra de isqueiro. Peça de colecção, claro, ao passo que o maior mede mais de meio metro de altura. Ao longo de cinco salas, a colecção apresenta mais de 3000 chocalhos, todos expostos na parede. É obra! E em todo o Portugal não existe nenhum espólio assim.
E ao contrário do que possamos pensar, os chocalhos não são todos iguais, nem sequer tocam todos o mesmo som, nem tão pouco desempenham a mesma função. No campo há histórias engraçadas sobre chocalhos. Por exemplo, o macho, de som mais grave, difere de todos os outros e tem uma função específica. Serve para identificar o animal guloso que saltou a vedação para ir pastar no terreno do vizinho, que é apanhado só pelo som.