Museu da Luz

Acessos: A partir de Évora, seguir em direcção a Reguengos de Monsaraz, Mourão e Luz

Localizado na nova aldeia da Luz, em pleno Alqueva, este museu fundado em 2003 nasceu após a submersão da aldeia pela barragem de Alqueva, o grande lago artificial da Europa. A sua criação nasceu da vontade popular em preservar a sua identidade e a memória da nova aldeia da Luz. Em 2005, o museu recebeu uma menção honrosa da APOM (Associação Portuguesa de Museologia), na categoria do Melhor Museu do País. O museu implanta-se no núcleo da memória da nova aldeia da Luz e visa dotar o espaço de Alqueva de um serviço vocacionado para a interpretação e salvaguarda do seu património cultural - material e imaterial, bem como possibilitar a formação contínua da comunidade.

Dia(s) de Encerramento: Segundas
Horário de visita: Inverno [Outubro a Março]: das 09:30 às13:00 e das 14:00 às 17:30.Verão [Abril a Setembro]: das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00.
Observações: Observações: O Museu encerra nos dias 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio, 1 de Dezembro, 25 de Dezembro. Bilhete normal:2,00€. Bilhete c/ desconto: 1,00 € Gratuito aos domingos e feriados até às 13h.
Serviços disponíveis: Serviço educativo; Cafetaria; Loja; cedência de espaços
Morada: Largo da Igreja de Nª Srª da Luz
Código Postal: 7240 100 LUZ MOU
Tel: 266569257
E-mail: museudaluz@edia.pt
Site: www.museudaluz.org.pt
Distrito: Évora
Concelho: Mourão
Freguesia: Luz

Museu da Luz – Mourão


O que escondem as águas do Alqueva…


Andreia Melo

O Museu da Luz nasceu da memória da antiga aldeia homónima submergida no Alqueva. O seu espólio foi construído com base em objectos dos habitantes dessa aldeia. São eles que lhe contam toda a História…

Em 2002, o empreendimento do Alqueva e a construção da barragem exigiram que se submergisse a Aldeia da Luz. Mas para que esta pudesse desaparecer, foi primeiro preciso que se criasse outra... Os populares foram realojados, os monumentos foram transladados e a vida continuou. As memórias? Essas, pode vê-las todas no Museu da Luz, a funcionar desde 2003.

A Localização é Tudo

Tem de atravessar toda a povoação, antes de içar âncora no Museu da Luz. Espaço de memórias, está situado na margem da lagoa do Alqueva, virado para o local exacto onde se encontra a aldeia submergida. Construído maioritariamente à base de xisto, este museu, trabalho de Pedro Pacheco e Marie Clèment, fica lado a lado com o cemitério e com a Igreja da Nossa Senhora da Luz, ambos transladados da antiga aldeia. Mas se pensa que é coincidência, está bem enganado...

O que consta no seu interior são maioritariamente objectos pessoais dos habitantes da aldeia que assim contribuíram para esta casa da memória.

2010-06-07
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora