24º

de 31
ver todos

Monte da Fornalha

24º

de 31
ver todos
Acessos: A 47 km de Évora. IP2/E802

Entre Borba e Estremoz, o Monte da Fornalha é o espelho da calmaria e da paz do campo envolvente. Desde a penumbra natural do interior do monte, à luz coada que se esbate nas paredes, das fachadas de cores vivas aos móveis de madeiras velhas restaurados, tudo nesta casa convida à contemplação e ao repouso.

Localização: Campo
Nº de camas: 6
Nº de quartos: 3
Nº de suites: 3
Observações: Outro contacto: 935792330. 3 suites júnior.
Período de funcionamento: Todo o ano.
Preço Época Alta: 120.00
Preço Época Baixa: 90.00
Categoria: Turismo Rural
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil
Morada: Estrada Nacional 4
Código Postal: 7100 ESTREMOZ
Tel: 268840314
E-mail: montedafornalha@sapo.pt
Site: www.montedafornalha.com
Distrito: Évora
Concelho: Estremoz

Monte da Fornalha


Às portas de Borba, um turismo rural rústico de refinado gosto.


N'Dalo Rocha

De manhã, ainda mal despertos, somos envolvidos pelo som abafado do relógio de cuco que dispara quatro ou cinco cucos seguidos. Ainda no quarto, consultamos o nosso relógio e surpreendentemente o cuco está atrasado. Mais tarde, já no salão para tomar o pequeno-almoço, comentamos com a proprietária que nos informa tratar-se de um cuco verdadeiro que todos os dias insiste em cantarolar ali.

Passado o momento cómico, é tempo do pequeno-almoço. Pão alentejano, bolos caseiros, queijos, sumos de frutas e compotas naturais são paladares que abrem sempre o apetite.

Seguidamente, passeamos pelo jardim para descobrir as árvores, os canteiros floridos e o poço de água. Noutros tempos, servia a agricultura, mas hoje a sua água é utilizada apenas para fins domésticos da Fornalha. Apesar de estar tapado, pode levantar-se a protecção de cobre e espreitar até ao fundo. Porém, não se lançam moedas nem se formulam desejos. Apenas se contempla.

Adiante está a piscina de cores rosadas, rodeadas de oliveiras. Dá um ar de domus romano. Não é muito grande mas é agradável e absolutamente necessária nos dias de maior calor.

O Monte

Está ligeiramente isolado da estrada nacional, o que nos garante algo que buscamos: tranquilidade. Tem um arco setecentista, atrás do qual se esconde o cuidado jardim que regala a vista.

O salão é dos espaços mais agradáveis desta casa e onde os hóspedes fazem vida comum. A partir dos sofás agradáveis e fofos que convidam ao repouso, repara-se no esmero empregue na decoração, como os pequenos baús de madeira ou os tapetes de diversas cores e texturas.

O chão, de cimento afagado, foi inspirado nas casas marroquinas, que também têm climas secos e quentes. Esta opção proporciona frescura no Verão e temperaturas amenas no Inverno, sempre com o contributo das duas lareiras que ajudam a manter o calor, assim como o tecto revestido a madeira. 

2005-05-13
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora