Fortaleza de Sagres

Acessos e estacionamento: Estrada Nacional 125 até Vila do Bispo e depois Estrada Nacional 268 até Sagres.

Situada numa posição dominante que coroa a Ponta de Sagres, esta fortaleza terá sido mandada construir pelo infante Dom Henrique (o percursor dos Descobrimentos portugueses) no século XV e depois severamente destruída pelo pirata inglês Francis Drake e pelo terramoto de 1755. O restauro actual descaracterizou o que restava da antiga fortaleza, mas o espaço mantém ainda parte do espírito do passado e vários locais de interesse que sobreviveram ao passar dos anos. Entre eles está a Igreja de Nossa Senhora da Graça, bem como uma gigantesca rosa-dos-ventos (com cerca 43 metros de diâmetro) desenhada no solo com pedras, que poderá ter servido de relógio de Sol. No local foram também criados um centro de exposições, uma sala multimédia e uma loja. Destaque ainda para a fantástica vista que se obtém desta falésia (permanentemente batida pelo vento) sobre a enseada da Mareta e para o cabo de São Vicente. (Monumento Nacional)

Dia(s) de Encerramento: Não encerra
Funcionamento / Observações: Está encerrado no dia 1 de Maio e 25 de Dezembro.
Horário de visita: Horário de Verão (Maio a Setembro), de Segunda a Domingo das 10:00 às 20:30. Horário de Inverno (Outubro a Abril) de Segunda a Domingo, das 10:00 às 18:30.
Ocupação actual: Pousada Infante D. Henrique.
Serviços disponíveis: Centro de exposições temporárias, Centro multimédia, Restaurante/Cafetaria, Auditório, Instalações sanitárias
Título: Daqui partiram os descobridores portugueses
Morada: Rua Fortaleza
Código Postal: 8650 360 SAGRES
Tel: 282620140
E-mail: fortaleza.sagres@ippar.pt
Site: www.ippar.pt/monumentos/castelo_sagres.html
Distrito: Faro
Concelho: Vila do Bispo
Freguesia: Sagres
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora