13º

de 264
ver todos

Espaço Porto Cruz - Terrace Lounge 360º

13º

de 264
ver todos

Voltado ao Porto e ao Douro, o edifício Porto Cruz ocupa uma área privilegiada da ribeira de Gaia. Ponto de reunião de comerciantes e pescadores desde a época medieval, aqui se atravessava o rio e se vendiam os produtos de Cima Douro. As origens deste edifício, reformado em 1881, remontam ao século XVIII e à expansão do comércio do vinho do Porto. A sua reabilitação, em 2012, para instalação do Espaço Porto Cruz inspirado na "Mulher de Negro", procura cruzar tradição e contemporaneidade, memória e futuro e prestar homenagem à cultura portuguesa através dos seus artistas.
O Espaço Porto Cruz integra diversas áreas: zona informativa My Porto Cruz, Boutique, salas para eventos, sala de exposições, auditório, sala de provas, restaurante e bar-terraço. Este último, o Terrace Lounge 360º, coroa o edifício com uma vista magnífica sobre o Douro e as ribeiras do Porto e Gaia. No bar, orientado por Paulo Ramos, da Cocktail Academy, poderá usufruir da vista experimentando inovadoras formas de degustar o vinho do Porto, de acordo com o ambiente e o momento do dia.

Dia(s) de Encerramento: Segundas
Horário de Funcionamento: De terça a quinta, das 12:30 às 00:30. Sexta e sábado das 12:30 às 01:30. Domingo das 12:30 às 19:00.
Observações: O terraço encerra durante os meses de inverno.
Morada: Largo Miguel Bombarda 23
Código Postal: 4400 222 VILA NOVA DE GAIA
Tel: 220925340
E-mail: geral@myportocruz.com
Site: www.myportocruz.com
Distrito: Porto
Concelho: Vila Nova de Gaia
Freguesia: Canidelo

Espaço Porto Cruz - Porto


O lugar do vinho



Do topo da ponte D. Luís, começa-se a sentir o movimento típico do Cais de Gaia. Impossível de desassociar ao vinho do Porto, é mesmo isso que nos traz cá. Viemos conhecer um centro multimédia dedicado a um dos mais famosos vinhos do mundo – o Espaço Porto Cruz.

Desengane-se quem pensa que vem visitar caves. Aqui não há adegas. É certo que a marca as tem ou não fosse o maior vendedor de vinho do Porto com cerca de 50 milhões de garrafas comercializadas anualmente. Neste local, no entanto, o objetivo é conhecer este vinho de uma forma interativa, inovadora e diferenciada.

Alojado num edifício do século XVIII, o Espaço Porto Cruz foi cuidadosamente reabilitado mantendo a maioria das características originais exteriores como as varanda em ferro trabalhado ou os azulejos azuis e brancos. Aberto desde o verão de 2012, aqui prova-se o vinho com a boca, com os olhos, com as mãos e com o nariz.

O vinho de piso em piso

No andar térreo somos recebidos pela mulher de negro, o ícone gráfico que há décadas é símbolo da marca Porto Cruz. Em exposição, três vestidos elaborados por outros tantos estilistas nacionais – Katty Xiomara, Luís Buchinho e Ana Salazar. A inspiração dos criadores foi a imagem desta mulher, cujo rosto nunca se vê, apoiado no slogan da marca “país onde o preto é cor”.

Destaca-se ainda uma enorme estrutura que pende do teto e que liga todos os pisos do edifício. É uma referência às velas dos barcos rabelo que levavam o néctar do Porto para o mundo inteiro. A “vela” foi feita num estaleiro em Peniche e à noite ganha uma dimensão totalmente distinta devido à iluminação.

A interatividade prometida começa também ali, nas duas mesas táteis onde podemos, através de um breve e divertido inquérito, saber qual é o nosso Porto Cruz favorito. É ainda aqui que está a loja mas a ela voltaremos mais tarde.

Subida aos céus

Seguimos o nosso percurso subindo ao piso 2 onde surgem dois espaços distintos. Um deles é, uma vez mais, dedicado às imagens. No mini auditório, com capacidade para 30 pessoas, são exibidos dois curtos filmes que mostram as perspetivas dos realizadores Eric Le Collen e Vítor Bilhete sobre o vinho do Porto e o rio Douro.

Ali ao lado fica a sala de provas, um espaço intimista, equipado com luzes led, ecrãs tácteis e cuspideiras, onde se degusta o vinho com a ajuda de um guia especializado que nos explica a perceber os aromas, os tons e as principais características do néctar. Uma prova standard inclui três vinhos: um Porto branco, um Porto Tawny e um Porto LBV.  

Porto nas alturas

Um lanço de escadas depois e eis-nos no Restaurante deCastro Gaia. Sob a batuta do chefe Miguel Castro Silva servem-se inúmeros petiscos devidamente acompanhados, se assim o quiser, por Portos da casa. A aposta vai para os pratos de cariz tradicional com um toque de modernidade. 

É costume dizer-se que os últimos são os primeiros. O Terrace Lounge 360º oferece uma panorâmica de tirar o fôlego. A ribeira do Porto, os rabelos no cais, os telhados desta zona antiga de Gaia, a ponte D. Luís, a Torre dos Clérigos, o percurso do Douro em direção à foz, está tudo ao alcance dos olhos. Para uma vista mais acima, só mesmo do teleférico que por ali passa. O Terrace Lounge 360º apenas abre nos meses mais quentes mas mesmo que não vá ali beber um porto ou um cocktail, suba para contemplar a vista.

De volta ao piso zero, é agora tempo de conhecer a loja - a Boutique Cruz – e aproveitar para adquirir um dos 11 Portos da marca. Mas há outras iguarias gourmet que vão desde o azeite aromatizado, passando pelos chocolates, os chás e os biscoitos artesanais.

É aqui que terminamos o dia a saborear um Porto Dalva de 1985. Estagiou em barricas de carvalho francês até 2011, ano em que foi engarrafado. Apesar de começar por ser ruby, o tipo de madeira onde esteve “adormecido” deu-lhe um tom caramelo.
 

Espaço Porto Cruz 

Morada: Largo Miguel Bombarda nº 23, V.N. Gaia
Telf: 220 925 401
www.myportocruz.com

Distância de Lisboa: 310 km
Percurso recomendado: A1 e A44
Custo das portagens: 21.25€

Distância do Porto: 3 km
Percurso recomendado: Ponte D. Luis
Custos das portagens: Sem portagens

 


Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora