Desfrute da paisagem num descontraído passeio a cavalo, ou receba aulas de equitação onde pode aprender os conceitos básicos da modalidade. Se já dominar a arte, poderá experimentar o campo de obstáculos.
Escola de formação: SimQuando se passa o portão da Estalagem da Cegonha, afastada alguns quilómetros da estrada que liga Vilamoura a Quarteira, do lado direito surge uma enorme e bonita casa amarela e branca, que a placa pregada na parede indica ser a Estalagem.
O Centro Hípico é um pouco mais à frente, mas não muito. A estrada é de calçada. Pode-se parar o carro onde der e seguir a pé. Na cavalariça, sentado num pequeno banco de madeira, está Fernando, um homem simpático e conversador, que se orgulha de tomar conta do Centro Hípico há mais de vinte anos. Ninguém melhor do que ele conhece aqueles imponentes e nobres animais. Da idade às manias de cada um. Sim porque os cavalos também têm manias. E na verdade, neste Centro Hípico também não existem assim tantos, o que facilita a tarefa.
À volta da cavalariça encontram-se vários hectares de terra, numa agradável mistura de cores. Ideal para um longo e descansado passeio. Mas primeiro é necessário escolher e preparar o cavalo a rigor. Se não se souber montar muito bem é aconselhável um animal mais manso. Para evitar problemas. Se não souber montar, nesse caso, o melhor é passar algumas horas com um professor, no belíssimo picadeiro da Estalagem, para aprender os conceitos básicos. É que montar a cavalo implica conhecer alguns truques essenciais para que tudo corra bem. Avancemos então.
Pelo campo fora
Colocada a cela e travado o primeiro conhecimento, isto é depois de se dar as primeiras palmadas carinhosas no lombo do bicho, é altura de partir à descoberta de paisagens bonitas, o que aqui não é difícil de encontrar.
Não existem trilhos nem percursos pré- definidos, mas também não era necessário. A paisagem é completamente descoberta e não existe o risco de se perder. Mesmo assim é melhor ter algum cuidado com os obstáculos difíceis que se podem encontrar pelo caminho. Entre os quais, algumas pedras mais incómodas. Só não convém afastar-se muito da Estalagem. Se for, um "expert" na matéria, nesse caso pode-se aventurar um pouco mais. Ir por exemplo até às praias. Mas isso só em alguns casos, muito raros.
De qualquer forma, durante o percurso normal não faltam motivos de interesse. Dar de caras com alguns pássaros famosos como cegonhas ou garças, ver árvores, muitas árvores a proporcionar agradáveis sombras para se parar um bocado. Mas não se abuse, até porque uma hora de passeio custa 17 € / 3. 500$00, e não é para se estar parado. Pelo contrário, é para andar muito, se possível até ao final da tarde, que na Estalagem da Cegonha é muito bonito. Já meia luz, depois de um dia bem passado, é que é altura de regressar.