25º

de 12
ver todos

Casa da Eira de Gondomil

25º

de 12
ver todos
Acessos: Desde o Porto, seguir pela A3 até Valença. Aí, tomar a EN101 em direcção a Monção e, passados alguns quilómetros surge a indicação para Laços, Gondomil. A casa é na estrada que sobe o monte.

Casa que remonta ao século XVII, foi construída por frades do Convento de Sanfins de Friestas. Foi adaptada para Turismo Rural e das suas funções originais manteve a eira e o espigueiro original. Rodeada por um jardim tranquilo, permite apreciar uma bela vista panorâmica.

Localização: Campo
Nº de camas: 10
Nº de quartos: 5
Observações: Outro contacto: 939582351.
Período de funcionamento: Todo o ano.
Preço Época Alta: 70.00
Preço Época Baixa: 65.00
Categoria: Turismo Rural
Código Postal: 4930 694 GONDOMIL
Tel: 251921905
E-mail: mail@casaeira.net
Site: www.casaeira.net
Distrito: Viana do Castelo
Concelho: Valença
Freguesia: Gondomil

Casa da Eira de Gondomil


Imagine como a calma ganha contornos em frente a uma paisagem que parece jamais terminar.


Álvaro Cúria

Ao longe os montes de terras espanholas, bem assinalados, defendem um território e nós ali, sentados a tirar as pétalas de um malmequer, num fim de tarde tão calmo que nos deixa ouvir o som do céu.

A Casa da Eira situa-se entre Valença e Monção, num desvio montanha acima até se chegar ao portão da antiga casa recuperada para acolher agora os hóspedes que vêm já de locais muito diferentes, tal é a fama da hospitalidade da casa. Mal se entra por esse portão, a vista apodera-se desde logo da nossa imaginação: virada a norte, a Casa da Eira tem uma paisagem que nos deixa suspirar e faz ter vontade de voar e ir mais longe. Remontando ao século XVII, a casa foi construída por frades que pertenciam ao convento de Sanfins de Friestas. Recentemente, deixou de ser uma casa de lavoura para ser adaptada ao turismo rural. Contudo, a eira e o espigueiro mantêm a sua traça original, resultando num edifício imponente sem deixar de ser acolhedor e aconchegante.

O jardim é também uma mais-valia deste lugar. A piscina convida-nos euforicamente a um banho longo, com braçadas cheias de vigor ao lado dos socalcos da serra. Pena é que o Verão ainda não tenha invadido as terras do Norte mas contam-nos que o calor chega a ser grande, uma vez que a casa está bastante bem protegida dos ventos e, assim, a piscina torna-se uma fonte revigorante, como se fosse um finalizar de todo o descanso que se tem por aqueles lados. E os quartos, com vista sobre toda a magnífica paisagem, são modernos e confortáveis, totalmente remodelados para que o hóspede chegue ali com uma única preocupação: descansar o máximo possível. Ou então descer à sala de refeições ou à sala de estar e conversar um pouco com os donos da casa, enquanto se saboreia uma das compotas feitas na cozinha da casa, ao som, claro está, dos passarinhos.

2003-04-22
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora