de 3
ver todos

Xerém

de 3
ver todos

Sucessoras da muçulmana harisa, as migas são um modo ancestral de aproveitar o pão duro. Simples, com conquilhas, toucinho ou acompanhadas de peixe do rio frito tornam-se uma refeição completa. Antigamente os pastores comiam-nas ao pequeno-almoço, hoje servem-se muitas vezes como entrada.

Com conquilhas, farinha de milho moído fino, um pouco de toucinho frito e banha confeccionam-se as afamadas papas de milho algarvias, por aqui conhecidas por xerém, nome que recorda, uma vez mais, a presença árabe.

Também se preparam com amêijoas ou berbigão, com petingas frescas, cozidas ou guisadas em companhia de cebola, tomate, salsa e azeite, ou ainda apenas com toucinho e chouriço, recebendo a designação de xerém com torresmos. Cozinhadas no caldo onde se escaldaram morcelas, recebe o nome de papas mouras.

Dicas para a confecção: Num tacho, refogar azeite, alho picado e louro. Adicionar miolo de camarão, berbigão ou amêijoas e deixar abrir. Dissolver uma parte da farinha de milho em água fria e colocar no tacho do refogado. Deixar ferver durante dois minutos. À parte, dissolver três partes de sêmola de milho em água, e juntar no mesmo tacho. Deixar ferver. Para concluir, juntar coentros picados, um pouco de piripiri, sal q.b. e umas gotas de vinagre. Mexer tudo muito bem e servir.
Época de Confecção: No Inverno
Código Postal: 8100 LOULÉ
Distrito: Faro
Concelho: Loulé
Freguesia: São Clemente
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora