de 61
ver todos

Vila Monte Farm House

de 61
ver todos

O Vila Monte está localizado no tranquilo interior do Algarve, a dez minutos da praia. Rodeado por jardins luxuriantes, o Vila Monte oferece um ambiente exotico inspirado nas memórias deixadas pelos mouros no Algarve.

Acessos: Fica a meio caminho entre Faro e Tavira, ao lado da tradicional Vila de Moncarapacho.
Categoria: 4 estrelas
Localização: Campo
Nº de quartos: 53
Nº de suites: 26
Observações: O Kasbah Spa disponibiliza diversas salas de massagens e de tratamentos, um espaço para banho árabe e um hammam onde pode efectuar esfoliações.
Cadeia / grupo de hotéis:: Discovery Hotel Management / Design Hotels
Preço Época Alta: 200.00
Preço Época Baixa: 120.00
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil
Morada: Sítio dos Caliços
Código Postal: 8700 069 MONCARAPACHO
Tel: 289790790
E-mail: info@vilamonte.com
Site: www.vilamonte.com
Distrito: Faro
Concelho: Olhão
Freguesia: Moncarapacho

Hotel Vila Monte Resort - Olhão


O Algarve desvenda um dos seus mais bem guardados segredos.


Ana Marta Ramos

De Moncarapacho à costa algarvia são, precisamente, seis quilómetros em linha recta. Tal trajecto conduz-nos à Fuzeta, sensivelmente a meio caminho entre Olhão e Tavira. E, mesmo assim, aquela vila soube guardar, durante cerca de 12 anos, um segredo que só agora começa a ser revelado ao mundo: o country resort Vila Monte.

Ao mundo não-germânico, para sermos mais precisos. Porque este empreendimento de sonho funcionou, por mais de uma década, apenas e só para clientes alemães, por vontade do homem que o sonhou e edificou. Nem sequer existia sinalização na estrada, aquela que, hoje, nos encaminha directamente para a entrada principal.

Quando o Homem sonha

Nos finais da década de 1970, um pintor alemão chamado Adolfo apaixonou-se perdidamente pelo Algarve e decidiu comprar uma porção de terreno, a meia-dúzia de quilómetros da praia, onde começou por instalar o seu acampamento-base, dando ali largas à sua criatividade artística.

Pouco a pouco, reconstruiu a casa antiga, com respeito pela sua traça original, e obteve uma habitação própria, um atelier e ainda cinco quartos destinados ao turismo. Supõe-se que os primeiros clientes tenham sido amigos conterrâneos do pintor, e que tenha sido o fascínio por estes demonstrado por aquela paisagem verdejante e tranquila a despertar em Adolfo dois sonhos: em primeiro lugar, o de comprar mais terrenos em redor do seu para ampliar o negócio e, em segundo, o de reservar a estadia ali a alemães, exclusivamente.

Para concretizar o primeiro, bastou-lhe encontrar um sócio com capacidade de investimento, que acreditou no seu sonho. O segundo aconteceu naturalmente. Muitas palavras passadas, a carteira de clientes daquele que se tornou num luxuoso Country & Golf Resort engordou o suficiente para manter o empreendimento – que, apesar das suas generosas dimensões, possui apenas 53 quartos, distribuídos por quatro casas de características distintas entre si. O verde toma conta da maior parte da área, para gáudio de todos quantos por aqui passam.

A descoberta

Após o falecimento de Adolfo, o seu parceiro nos negócios acabou por decidir vender o resort. Os novos proprietários são os mesmos da Quinta das Lágrimas, em Coimbra, o que não poderia ser mais adequado. E deu-se aqui uma viragem na estratégia da casa, o que permitiu que o Vila Monte começasse a ser conhecido noutros mercados que não o alemão – incluindo o nosso.

2004-10-12
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora