De verão ou de inverno, a Tasca do Bernardo tem as portas abertas para servir os melhores petiscos alentejanos, num ambiente castiço e tradicional.
Dia(s) de Encerramento: SegundasFica em Boavista dos Pinheiros, logo à saída de Odemira, na estrada que vai para Aljezur. No passado era quase uma casa de pasto da terra, onde se comiam uns bons petiscos e os homens iam beber um copo à noite. Mas o Bernardo tornou-se mais sofisticado depois de lhe ter pegado uma nova gerência. O gosto dos pratos foi apurado e introduziram-se algumas inovações culinárias, sem nunca perder o ar rústico que o caracteriza.
A decoração não trai as origens alentejanas e do tecto pendem toros de madeira com coxos de cortiça pendurados entre outros adereços rurais.
Começa-se pelas entradas, como as cenouras alentejanas em azeite e alho, as migas e os enchidos tradicionais, entre outras, para se abrir o apetite e preparar o estômago para as iguarias que se seguem.
A seguir, para quem é apreciador, o entrecosto acompanhado com batatas assadas. É de fazer água na boca. Depois há também lombo de novilho grelhado no carvão ou a carne de porco preto. Finalmente as migas com entrecosto.
Para os apreciadores de peixe, recomenda-se o bacalhau da casa e, claro, o peixe fresco. E todas estas coisas boas devem ser bem regadas com bom vinho, de preferência alentejano, forte e encorpado, com os limites que se impõem a quem se deve fazer à estrada. Termine com a sobremesa e prove o doce da casa.
Ah, e se por ventura ouvir falar alemão não estranhe, pois os proprietários viveram muitos anos em terras germânicas e como tal, têm muitos clientes bávaros que vivem nas redondezas e que não dispensam a excelência da boa cozinha.
REPORTAGEM ACTUALIZADA EM OUTUBRO DE 2009