de 2
ver todos

Serra da Arrábida

de 2
ver todos

Serra localizada no extremo meridional da península de Setúbal, abrange os concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra. Este espaço natural de influência mediterrânica debruçado sobre o oceano Atlântico apresenta uma paisagem original com características particulares. Do ponto mais alto (500 m) avista-se toda a região envolvente: o estuário do Sado, a serra do Louro, as serras de S. Luís e Gaiteiros e a serra do Risco. A Arrábida apresenta uma paisagem de arribas calcárias, afloramentos rochosos, grutas, matos, matagais, montados de sobro, pinhais, prados e pequenos cursos de água. Aqui encontram-se várias colónias de morcegos e outros mamíferos como o coelho bravo, o texugo, a raposa real e o falcão peregrino. Uma barreira orográfica entre o litoral e o interior que constitui uma das mais belas paisagens portuguesas. Ao nível do património cultural salienta-se o Convento da Nossa Senhora da Arrábida, construído no século XVI. A especificidade natural e a riqueza paisagística da Arrábida permitiram a sua candidatura a Património Mundial da Unesco.

Acessos: Setúbal - Estrada Nacional 104, Palmela - Estrada Nacional 379, Azeitão - Estrada Nacional 10 e Sesimbra - Estrada Nacional 379.
Actividades desportivas / lazer: Montanhismo, Parapente, Percursos pedestres
Altitude (m): 499
Características Geológicas: Serra de natureza calcária. O interesse geológico centra-se nos acidentes de relevo e nos afloramentos rochosos.
Clube de Turismo Activo: Clube de Montanhismo da Arrábida; Arrábida Aventuras e Escola de Parapente Arrábida.
Fauna: Gato-bravo, Gineta, Saca-rabos, Texugo, Bufo-real, Lebre, Lagartixa-do-mato, Morcegos.
Flora: Alecrim, Murta, Aroeira, Medronheiro, Zambujeiro, Alfarrobeira, Carrasco, Sobreiro e Pinheiro.
Morada: Praça da República
Código Postal: 2900 587 SETÚBAL
Tel: 265541140
E-mail: pnarr@icn.pt
Site: www.icn.pt
Distrito: Setúbal
Concelho: Setúbal
Freguesia: Santa Maria da Graça
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora