82º

de 158
ver todos

Segundacasa Restaurante

82º

de 158
ver todos

Trata-se de um espaço agradável, onde os grelhados tem o seu destaque. O ambiente é suave proporcionado pelo lilás das paredes e das flores nas jarras. A sala é ampla e confortável e o atendimento é eficiente.

Dia(s) de Encerramento: Segundas
Especialidades: Marisco fresco; Lulinhas fritas; polvo com molho verde; pataniscas de bacalhau ; Sortido de enchidos. Peixe: Sargo; o Robalo e o Linguado; o Peixe Galo; Filetes com arroz à Matosinhos com legumes e enchidos; Caril da casa. Carne: Bife à casa.Por encomenda encontram-se sugestões interessantes como o Caril de navalheiras; a Moamba; o Arroz de cabidela, a Caldeirada de peixe e o peixe assado no forno; Perdiz estufada, de escabeche ou em canja, são especialidades.Sobremesas: Bolo de figo; Rabanadas; Bolachas com o café.
Estacionamento: Não
Horário de Encerramento: 23:00
Lotação: 72
Necessidade de reserva: Aconselhável
Preço Médio: 20.00
Recomendado para grupos: Sim
Sanitários para Deficientes: Não
Serviços: Ar condicionado.
Tipo de Restaurante: Portuguesa, Regional, Peixe e Marisco
Horário de Funcionamento: Das 12.00 horas às 15.00 horas e das 19.00 horas às 21.00 horas
Morada: Avenida Serpa Pinto 124 124 Matosinhos
Código Postal: 4450 280 MATOSINHOS
Tel: 229379627
Site: www.facebook.com/Segundacasa-Restaurante-1494143870915780
Distrito: Porto
Concelho: Matosinhos
Freguesia: Matosinhos

Restaurante Segundacasa - Matosinhos


Um almoço de domingo.


Mafalda César Machado

Em Matosinhos, na esquina da central Av. Serpa Pinto com a Rua Conde S. Salvador, bem próximo do Porto de Leixões, encontra a Segundacasa. Fica num sítio que se tornou conhecido dos apreciadores de bom peixe, o Fernando, hoje em novas instalações na rua Heróis de França. Nesta zona onde porta sim porta não se grelham peixes na rua, este restaurante marca a diferença pelo seu estilo, num registo diferente. A Segundacasa é na realidade um local onde se sente bem. O lilás, o tom que predomina desde as paredes até às flores que sobressaem no branco das mesas, transmite calma. Liga bem com a cor de cobre do amplo balcão, pontuado por vistosa jarra de flores frescas. A sala é espaçosa, as cadeiras confortáveis, copos e faqueiro bem escolhido e um serviço branco com algumas peças diferentes do comum.

Uma nova dedicação

Um jovem casal, ela antiga manequim, ele musico de profissão, decidiram há pouco abrir um restaurante.
Na cozinha, onde a proprietária também intervém, a responsabilidade principal é da sua irmã. Contrariamente ao que se poderia pensar pelo ambiente desta nova casa, não vamos encontrar uma cozinha muito diferente das tradições matosinhenses, onde o peixe fresco continua a desempenhar o papel principal.
Alguma ênfase é posta nas entradas, compostas de uma dúzia de petisquinhos, que podem incluir opções fora da lista. Marisco fresco e lulinhas fritas, polvo com molho verde, pataniscas de bacalhau acabadas de fritar e um sortido de enchidos de boa proveniência, são as principais escolhas.
Voltando ao peixe, na grelha são bem tratados o sargo, o robalo e o linguado. O peixe galo revelou-se de extrema frescura e boa fritura, em filetes, acompanhado do típico arroz “à Matosinhos”, malandro, com legumes e enchidos, servido bem temperado num tachinho de barro preto, que lhe preserva a temperatura até ao final da refeição.

O polvo, bem tenro, preferiu-se assado no forno com azeite de qualidade, acompanhado por batatas a murro e grelos. Por sugestão, provou-se o caril da casa, prato que consta de uma lista de encomenda prévia mas disponível no dia. Revelou-se exactamente aquilo que é, um caril feito à moda de casa, portuguesa, com base no camarão. Nos pratos por encomenda encontram-se sugestões interessantes como o caril de navalheiras, a moamba, o arroz de cabidela, a caldeirada de peixe e o peixe assado no forno. Alguns pratos de caça como a perdiz estufada, de escabeche ou em canja, são especialidades, ainda por encomenda, deste restaurante, que também aceita sugestões adicionais do cliente. Nas carnes, o bife à casa recomenda-se. Passando ao sector mais doce, encontram-se algumas novidades como o bolo de figo, a não perder. As rabanadas não conhecem época. As bolachas servidas com o café são uma boa surpresa. Dos vinhos, há a dizer que é honesta a proposta de escolhas de uma garrafeira ainda recente, podendo encontrar, o que é cada vez mais raro, boas relações qualidade preço, além de dois a três vinhos servidos a copo. Esta Segundacasa onde a simpatia do serviço complementa a seriedade da cozinha, tem a vantagem de receber ao almoço de domingo. E bem.

2006-06-07
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora