A cultura da vinha na região do Alentejo remonta a tempos muito antigos e todos os povos que por ali passaram reconheceram a especial qualidade dos vinhos da região, que estão hoje entre os mais apreciados do país.
Embora se distingam oito sub-regiões de produção vinícola, os diferentes vinhos possuem características muito semelhantes. Esta rota propõe três percursos para conhecer toda a riqueza desta imensa e magnífica região.
A "Rota de São Mamede" coincide, em parte, com a área abrangida pelo Parque Natural da Serra de S. Mamede e inclui algumas das mais bonitas e típicas vilas e cidades alentejanas como Portalegre, Marvão, Castelo de Vide, Crato, Flor da Rosa, Alter do Chão, Avis e Sousel.
A segunda proposta, a "Rota Histórica", está centrada em Évora, cidade Património Mundial, abrangendo também Arraiolos, Estremoz, Borba, Vila Viçosa, Redondo e Monsaraz.
Por fim, o percurso da "Rota do Guadiana" é marcada pela presença do rio com o mesmo nome e pelas extensas planícies, passando por Mourão, Moura, Vidigueira, Alvito e Viana do Alentejo.