Rota de Vinhos da Península de Setúbal

Numa região de forte e antiga tradição vitícola, parte-se à descoberta da grande riqueza paisagística e patrimonial da Costa Azul, ao longo de seis percursos que conduzem às principais adegas da Península de Setúbal. Famosa pela produção do generoso Moscatel de Setúbal, esta região destaca-se também pela produção de vinhos de elevada qualidade, onde predomina a casta tinta Castelão, popularizada como "Periquita" por ser o nome do mais antigo vinho de mesa português.

Para melhor usufruir das rotas propostas, recomenda-se a visita à Casa Mãe da Rota de Vinhos, em Palmela. Inaugurada em 2000, ocupa o espaço de uma antiga adega e surpreende pela beleza interior do edifício. Aqui poderá encontrar e provar inúmeros vinhos e produtos regionais de qualidade, reunir informação sobre os percursos ou marcar visitas guiadas às dez adegas que integram a rota. São elas a Adega Cooperativa de Palmela, a Bacalhôa - Vinhos de Portugal, a Casa Agrícola Horácio Simões, a Casa Ermelinda Freitas, a Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões, a Herdade da Comporta, a José Maria da Fonseca, a Quinta de Alcube, a Sivipa e a Venâncio da Costa Lima.

Todas estas casas integram também as seis rotas propostas. Assim, na primeira são atravessadas as "Terras de Santiago", desde o Castelo de Palmela até à Capela de S. Gonçalo, num trajecto rico em história, património e artesanato. A segunda rota leva-nos "Por Terras da Arrábida", onde natureza e arte se aliam aos vinhos de casas tão representativas como a Bacalhôa Vinhos de Portugal ou a José Maria da Fonseca. Já pelas "Terras Verdes" da terceira rota, entre Palmela e Fernando Pó, encontram-se os campos de golfe da região e algumas das suas melhores adegas.

"Por Terras de Colonos, Ferroviários e Antigas Devoções" cumpre-se a quarta rota, entre igrejas, santuários e capelas até Pegões, terra de reconhecidos vinhos da região. Também por ali passa o quinto percurso, dedicado à natureza e particularmente às salinas locais. Finalmente, o sol e o mar unem-se na sexta rota, que de Setúbal parte em direcção à Comporta, atravessando Tróia "Por Terras da Baía dos Golfinhos", nome dado a este último percurso da Rota de Vinhos da Península de Setúbal/Costa Azul.

Área Geográfica: Península de Setúbal
Denominações de Origem: DO Palmela, DO Setúbal, IG Península de Setúbal
Morada: Largo de S. João
Código Postal: 2950 248 PALMELA
Tel: 212334990
E-mail: info@rotavinhospsetubal.com
Site: www.rotavinhospsetubal.com
Distrito: Setúbal
Concelho: Palmela
Freguesia: Palmela
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora