14º

de 154
ver todos

Restaurante Luar de Janeiro

14º

de 154
ver todos

Uma das mais conhecidas casas de bem comer da cidade de Évora, com tradição de bom serviço e uma cozinha de elevada qualidade. Ao fim-de-semana, convém fazer reserva.

Acessos para deficientes: Sim
Ambiente e decoração: Restaurante com decoração rústica com apontamentos modernos.
Bar/Sala de espera: Bar
Dia(s) de Encerramento: Quintas
Especialidades: Entradas: Torresmos do rissol; Pataniscas; Empadas de galinha; Pimentos assados; Coelho à São Cristovão. Sopas: Sopa de cação; Sopa de bacalhau com ovos escalfados; Sopa de peixe; Açorda alentejana. Peixe: Cherne e Pescada à Espanhola; Salmonete grelhado. Carne: Tornedó de vitela à moda da casa; Carnes grelhadas; Cabrito assado no forno; Pézinho de porco de coentrada; Lombinhos de porco preto; Bochechas de porco preto no forno; Ensopado de borrego. Doces: Morgado; Fidalgo; Torrão Real; Trouxas de ovos; Sericaia com ameixas.
Estacionamento: Sim
Horário de Encerramento: 22:00
Lotação: 30
Necessidade de reserva: Obrigatório
Observações: Restaurante certificado pelo Turismo do Alentejo.
Período de Férias: De 1 a 15 de Agosto.
Preço Médio: 25.00
Recomendado para grupos: Sim
Sanitários para Deficientes: Não
Serviços: Ar condicionado
Tipo de Restaurante: Portuguesa, Regional
Horário de Funcionamento: Das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 22:00.
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil
Área para fumadores: Não Fumadores
Morada: Travessa do Janeiro 13
Código Postal: 7000 600 ÉVORA
Tel: 266749114
E-mail: restaurante@luardejaneiro.com
Site: www.luardejaneiro.com
Distrito: Évora
Concelho: Évora
Freguesia: São Mamede

Luar de Janeiro - Évora


Um restaurante pequeno, dos maiores que o Alentejo tem.


Paula Oliveira Silva

Foi um amigo do “pêto”, em boa pronúncia alentejana que rematou a questão da denominação do restaurante. Em jeito do prolongamento do nome da rua, Travessa de Janeiro, com o mais bonito luar do ano, segundo se diz, nasceu o nome da casa. De aparência discreta, é uma das direcções gastronómicas mais famosas de Évora. Porém, quem vem pela primeira vez, precisa estar apetrechado de indicações. 

Mas compensa, porque o Alentejo é guloso e aqui come-se muito bem. Casa feita a pulso, arregaçaram mangas os proprietários André e Olívia Prates, um casal que há cerca de trinta anos estava na flor da idade. Naquele tempo o fogão era pequeno e a carne rija por isso ficava toda a noite ao lume. Lembranças de um tempo que já lá vai.

A sala é pequena, adjectivo que igualmente se refere à cozinha. Poucos se podem sentar aqui simultaneamente. Trinta para precisar. Sem luxos, o serviço é familiar e eficaz, mais uma razão a juntar à principal, a qualidade dos pratos elaborados. Prova disso são os vários prémios que o restaurante já arrecadou em concursos e festivais gastronómicos. 

Correndo o risco de ficar sem apetite para o prato principal, as entradas, acompanhadas de bom pão alentejano, são um cocktail de boas-vindas. Serve de exemplo o presunto, melão fresco, pimentos assados, figos, coelho à São Cristovão e outros petiscos de trás da orelha. Este é sem dúvida um dos pontos fortes da casa.

Na temporada certa e sempre que for a altura, produtos sazonais que originam sabores tradicionais alentejanos como as migas. O que quer que se peça fique-se com a garantia que as matérias-primas são rigorosamente seleccionadas e preparadas. 

Nos pratos, muito bem servidos, é rainha a sopa de cação e rei o porco preto. Façam-se as devidas honras ainda à sopa de peixe, aos pézinhos de coentrada com sopas de pão, ao cherne à espanhola e às bochechas de porco preto no forno. A isto se juntam os vinhos.

São cerca de 70 rótulos, com uma notória predominância dos alentejanos. A excepção da lista é entregue a grandes colheitas que honram qualquer carta. Quinta da Viçosa,  Scala Coeli e Pêra Manca, são apenas algumas das melhores marcas.

Só para ficar com um cheirinho, a doçaria, igualmente feita no Luar de Janeiro, é fiel ao que é costume fazer-se no Alentejo. Sericaia com ameixas é uma boa escolha. É como diz o provérbio popular, “Luar de Janeiro não tem parceiro. Lá vem o de Agosto que lhe dá no rosto.”



REPORTAGEM ACTUALIZADA EM JUNHO DE 2009

2004-09-14
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora