de 154
ver todos

Restaurante Fialho

de 154
ver todos

O Fialho é, reconhecidamente, um dos grandes "templos" da gastronomia portuguesa. Começou, em 1948, como uma simples tasca onde já então se serviam pratos e petiscos alentejanos. Foi evoluindo, com o espaço a ser remodelado e transformado num restaurante onde impera o conforto, e a ementa alargada. Como local divulgador da gastronomia alentejana, tem-se empenhado a fundo nessa tarefa recolhendo receitas típicas da região, algumas delas praticamente desaparecidas, que aqui renascem acompanhadas de uma excelente carta de vinhos alentejanos.

Acessos para deficientes: Sim
Ambiente e decoração: Restaurante com decoração tradicional.
Bar/Sala de espera: Bar
Dia(s) de Encerramento: Segundas
Especialidades: Entradas: Tubaros do campo de fricassé; Pimentos assados; Bacalhau com grão; Cogumelos recheados; Orelha; Torresmos; Favas guisadas; Espargos bravos com ovos; salada de feijão frade; Polvo em vinagrete e Espinafres com gambas. Sopas: Sopa de cação e Sopa de peixe à alentejana. Peixe: Bacalhau assado; Coentrada de cação; Poejada de bacalhau; Atum grelhado e Amêijoas na Cataplana. Carne: Açorda alentejana; Carne de porco à alentejana; Ensopado de borrego; Javali; Arroz de lebre; Borrego assado no forno com batatinhas; Medalhões de porco preto; Porco com amêijoas; Pezinhos de coentrada e Perdiz à Convento da Cartuxa. Doces: Encharcada de mourão; Pão de rala e Torrão e Queijadas de Évora.
Estacionamento: Sim
História: O restaurante "Fialho" começou inicialmente por ser uma tasca, fundada por Manuel Fialho, pai dos actuais donos. No início dos anos 40 começou a servir petiscos e alguns pratos da cozinha tradicional alentejana, de confecção simples mas cuidada. Na década de 60 passou a "Casa de Pasto", tendo sido nesta altura introduzidas obras de remodelação. Na década de 70, o Fialho esmerou-se no empenho de alargar e melhorar a qualidade da oferta, através de uma recolha de pratos tradicionais da região, alguns praticamente desaparecidos como a "favada real de caça". A década de 80 marca uma fase de prestígio na vida do restaurante com honrosas presenças no exterior, tendo sido reconhecido por essa altura feito em prol da defesa e conservação da Cozinha Regional Alentejana, com a atribuição em Setembro de 1980, da Medalha de Mérito Turístico, pelo então Ministro do Comércio e Turismo, Doutor Basílio Horta.
Horário de Encerramento: 00:00
Lotação: 80
Necessidade de reserva: Aconselhável.
Observações: Restaurante certificado pelo Turismo do Alentejo.
Período de Férias: De 1 a 15 de Setembro.
Preço Médio: 35.00
Recomendado para grupos: Sim
Sanitários para Deficientes: Não
Serviços: Ar condicionado
Tipo de Restaurante: Portuguesa, Regional, Alentejana
Horário de Funcionamento: Das 12:00 às 00:00 h.
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil
Área para fumadores: Zona Fumadores + Zona Não Fumadores
Morada: Travessa das Mascarenhas 16
Código Postal: 7000 557 ÉVORA
Tel: 266703079
E-mail: restaurantefialho@iol.pt
Site: www.restaurantefialho.com
Distrito: Évora
Concelho: Évora
Freguesia: Santo Antão
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora