A Carvalheira abriu as suas portas em 1995. Daí para cá construiu uma reputação única na gastronomia portuguesa, em particular representativa do Alto Minho. Em 2014 inicia uma nova etapa com a mudança para um novo espaço que oferece mais e melhores condições, quer seja uma refeição a dois, em família ou com o seu grupo de amigos.
Acessos: Seguir até Ponte de Lima pela A3. Atravesse a ponte nova, a dos carros e não a pedonal, e vire depois na primeira rotunda para Paredes de Coura. Passados 500 metros aparece a indicação para o restaurante "Carvalheira".Se escolheu o fim de semana para viajar pelo Norte, não deixe de parar em Ponte de Lima. Do outro lado da ponte, perto da Praia do Arnado, está o restaurante «Carvalheira». Embora seja um restaurante na estrada não é de todo um restaurante de estrada. É aquele tipo de local onde se vai com hora marcada e propositadamente, nem que para isso se tenha que fazer uma grande viagem.
Quando lá fomos havia fregueses que vinham de Lisboa até Ponte de Lima apenas para degustar as especialidades do restaurante «Carvalheira». E não é para menos. Logo à entrada, um conjunto de iguarias abrem o apetite: pequenas tacinhas de barro com cogumelos salteados, grão de bico, chouriço, entre outras preciosidades da zona. A sugestão vai para o bacalhau com broa. Sem dúvida. A comida é servida de forma rústica, nota-se que é acabadinha de fazer e está mesmo a pedir para que nos deliciemos com a grande travessa de bacalhau que veio para a mesa. A acompanhar, claro, está um bom vinho da casa. Por estes lados, é tudo da melhor qualidade… O restaurante fica no cimo de uma pequena colina à face da estrada. É uma casinha térrea, com um extenso jardim onde as crianças podem perfeitamente ficar na brincadeira enquanto os adultos apreciam a gastronomia minhota. E embora fique próximo da estrada de Ponte de Lima para Paredes de Coura, a localização no alto faz com que não se ouçam os carros e nem nos apercebamos que estamos perto deles. Sugerimos que tome um aperitivo na varanda envidraçada que dá acesso ao restaurante e depois… Bom, depois deixe-se levar pelas sugestões do chefe. Vá por quem entende e decerto não se arrependerá.