Localizada a norte da vila piscatória da Ericeira e a 2 quilómetros da Praia de São Lourenço, a Quinta dos Raposeiros possui 4 apartamentos independentes com varanda panorâmica. Está rodeada de pinheiros mansos, alguns pomares de fruta, horta, jardins, caminhos pedonais e zonas de mato virgem.
Acessos: Sair da A8 em direcção a Leiria e sair em Malveira seguindo depois em direcção a Mafra. Nesta localidade tomar atenção às indicações para a Ericeira. Chegando a esta vila piscatória continuar para Norte passando por Ribamar, terra de marisqueiras. A meio da localidade virar à direita na placa que diz Marvão, Lagoa, Picanceira. Ir na direcção de 3 aerogeradores e quando eles se encontrarem à direita, vai encontrar uma biforcação, seguindo pela rua da esquerda, virando depois na segunda à esquerda até encontrar uma placa que diz "Caminho dos Raposeiros". Este é um caminho de terra batida o qual deve ser feito pela via central porque as restantes terminam em casas particulares. Um portão de madeira dá-lhe as boas vindas.A Ericeira tem algumas das praias mais afamadas de Portugal apesar das constantes mudanças do tempo, mesmo de Verão. É bom para o surf, desporto que aqui se bate com a pesca. Desta terra à beira-mar disse José Hermano Saraiva que não tinha banhistas mas devotos... e estes são-lhe muito fiéis.
Atracção pelo mar
Tiago Matos é um desses exemplos. Desde adolescente que aqui passava temporadas aproveitando as ondas para a prática do surf. Nem depois de casado com a serena e simpática São (diminutivo de Conceição) e pai de três filhos deixou de “fugir” para esta terra de pescadores.
Há uma década, mais coisa, menos coisa, resolveram ficar mais perto do mar e compraram, na Ericeira, um terreno com cerca de onze hectares onde construíram a casa dos seus sonhos que os fez deixar, definitivamente, Lisboa para trás.
Seduziu-os uma encosta de frente para a Praia de São Lourenço que lhes permite estar no campo mas com um olho e um pé no mar. Das andanças de Tiago na busca da melhor onda recolheu o que gostava mais (e menos) pelas casas de hóspedes por onde ficava. Na Ericeira reuniu as condições para criar o seu próprio espaço e receber aqueles que, como ele, andam meio mundo à procura de um bar batido.
A tranquilidade do campo
Se a Ericeira se gaba de ter bom peixe, Ribamar não lhe fica atrás no capítulo dos mariscos. E a verdade é que depois de termos provado ficámos sem coragem para descordar, quer de um, quer do outro.
Passado então Ribamar, como quem segue na direcção de Marvão, Lagoa e Pinanceira começamos a aproximarmo-nos da Quinta dos Raposeiros, à qual se chega por uma estrada de terra batida.
A viagem até à quinta (que ganhou o nome da localidade onde está inserida) tem o mérito de acentuar a curiosidade da chegada. Ainda as malas estão na bagageira e já nos deixámos contaminar pela vista para o mar.
O conforto do interior
A pedra encontrada neste mesmo terreno forra e protege a casa da humidade trazida pela proximidade com o mar. Um aldeão local trabalhou-a como antigamente.