Queijo Terrincho - DOP

Desde há muito que se considera que as ovelhas da raça Churra da Terra Quente são excelentes produtoras de leite, dando origem a um queijo muito apreciado em todo o país e conhecido como Terrincho. Esta raça expandiu-se a partir do século XIX e hoje constitui 98% do efectivo ovino no Vale do Douro Superior. A alimentação natural destas ovelhas, em condições ecológicas particulares e associado a um maneio tradicional, define e mantém a especialidade do leite e queijos produzidos na região.

O Terrincho é um queijo curado, de pasta semi-mole, branca e uniforme, ligeiramente untuosa, obtido por esgotamento lento da coalhada, após a coagulação do leite cru e puro, por acção de coalho animal. A maturação é feita por um período mínimo de 30 dias, que se pode estender até um mínimo de 90, obtendo-se assim a variante "Velho".

Ambos têm a forma de cilindro baixo, regular, com algum abaulamento lateral nas faces, sem bordos definidos e diâmetro a oscilar entre os 13 e os 20 centímetros. O peso varia entre 600 e 1200 gramas. O Queijo Terrincho possui um sabor é suave, limpo e muito característico, sendo mais forte na variedade "Velho".

A área geográfica de produção abrange os concelhos de Mogadouro, Alfândega da Fé, Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Mirandela, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães, Vila Nova de Foz Côa, e algumas freguesias dos concelhos de Macedo de Cavaleiros, São João da Pesqueira, Valpaços, Meda e Figueira de Castelo Rodrigo.

Aroma e Sabor: Sabor é suave, limpo e muito característico.
Consistência da massa: Pasta semi-mole com alguns olhos
Endereço (OCC): Avenida 25 de Abril, 273 S/L, 5370-202 MIRANDELA
Fax (OCC): 278261410
Forma do queijo: Forma de cilindro baixo, com um diâmetro entre 13 e 20 cm e altura entre 3 e 6 cm.
Legislação Aplicável: A área geográfica delimitada de produção consta do Despacho nº 16/94, de 06-01, o qual também reconheceu a Denominação de Origem. A ANCOTEC foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 21, de 26-01-94. A Denominação de Origem foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06.
Maturação do queijo: Demora, pelo menos, 30 dias e é efectuada a uma temperatura de 5 a 12ºC, num ambiente com 80 a 85% de humidade relativa.
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação (OCC): TRADIÇÃO E QUALIDADE - Associação Interprofissional para Produtores Agro-alimentares de Trás-os-Montes
Peso do queijo: Entre 800 g e 1,2 kg
Produção Anual: 60 toneladas.
Telefone (OCC): 278261410
Tipo de leite: Leite de ovelha da raça Churra da Terra Quente
Tratamento do leite: O leite cru de ovelha da raça Churra da Terra Quente, cuja alimentação é exclusivamente natural, é filtrado e aquecido ou arrefecido, consoante a época do ano, a 35ºC. Junta-se depois o coalho animal de fabrico artesanal.
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Mogadouro, Alfândega da Fé, Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Mirandela, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães, , Vila Nova de Foz Côa e algumas freguesias dos concelhos de Macedo de Cavaleiros, São João da Pesqueira, Valpaços, Meda e Figueira de Castelo Rodrigo.
Morada: Quinta Branca
Código Postal: 5160 001 LARINHO
Tel: 279258090
Distrito: Bragança
Concelho: Torre de Moncorvo
Freguesia: Larinho
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora