Queijo Rabaçal - DOP

Originário da vila do Rabaçal, no concelho de Coimbra, é actualmente produzido em algumas freguesias dos concelhos de Condeixa-a-Nova, Penela, Soure, Alvaiázere, Ansião e Pombal, mantendo-se a forma tradicional de fabrico.

É um queijo curado, de pasta semi-dura a dura, obtido por esgotamento lento da coalhada, após a coagulação da mistura de leites de ovelha e cabra, por acção do coalho animal, de fabrico artesanal. Depois de salgados, os queijos são lavados dia sim, dia não, durante alguns dias, seguindo-se a cura, por um período mínimo de 20 dias.

Apresenta-se sob a forma de cilindro, de crosta lisa e coloração amarelo palha, com diâmetro entre 10 a 20 centímetros e peso a variar entre 300 e 500 gramas. O seu sabor é suave, limpo e muito característico, sendo muito apreciado como entrada ou sobremesa.

Aroma e Sabor: Sabor suave
Consistência da massa: Pasta semi-dura ou semi-mole, com poucos ou nenhuns olhos
Endereço (OCC): Rua do Sol - Apartado 7, 3230 PENELA
Fax (OCC): 239569271
Forma de Consumo: Funciona bem como entrada, sobremesa ou refeição ligeira.
Forma do queijo: Forma cilíndrica, com um diâmetro de 10 a 12 cm e altura de 3,3 a 4,2 cm
Gordura: 45%
Legislação Aplicável: A área geográfica delimitada de produção consta do Despacho nº 12/94 de 26-01. A SICÓ QUALIDADE foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso nº 21/94, de 26-01. A Denominação de Origem foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06.
Maturação do queijo: Depois de salgado, o queijo é lavado, dia sim, dia não. A maturação dura cerca de 20 dias.
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação (OCC): CODIMACO - Certificação e Qualidade
Peso do queijo: De 300 a 500g
Produção Anual: 400 000 unidades.
Telefone (OCC): 239569518
Tipo de leite: Leite de ovelha e cabra
Tratamento do leite: Leite cru numa proporção de duas a três partes de leite de ovelha para uma de leite de cabra. Após a ordenha, o leite é filtrado para um tarro através de um pano, sendo posteriormente aquecido, juntando-se também uma colher de sal. Adiciona-se depois o coalho animal (abomaso de cabrito). A coagulação demora cerca de 45 minutos.O que verdadeiramente distingue o leite é a alimentação dos animais produtores de leite que se alimentam de uma planta que só existe no Sicó- a erva de Santa Maria.
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita a algumas freguesias dos concelhos de Condeixa-a-Nova, Penela, Soure, Alvaiázere, Ansião e Pombal.
Título: Sabor tradicional
Código Postal: 3240 690 SANTIAGO DA GUARDA
Tel: 236679011
Distrito: Leiria
Concelho: Ansião
Freguesia: Santiago da Guarda
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora