Queijo de Nisa - DOP

Considerado por uma revista norte-americana como um dos melhores do mundo, o Queijo de Nisa é dos mais reconhecidos e apreciados queijos do Alentejo.

Curado, de pasta semi-dura e cor entre o branco e o amarelado, é produzido artesanalmente com leite cru de ovelhas da raça regional Merina Branca, coagulado com cardo vegetal, a que se segue um processo de esgotamento lento da coalhada e posterior maturação, feita em três fases distintas, durante 45 dias. No final deste período, os queijos já adquiriram todas as suas características.

Tem a forma de um cilindro baixo, regular, com ligeiro abaulamento lateral e bordos definidos. Apresenta-se em dois tamanhos: merendeira, com um diâmetro de 10 a 12 centímetros e peso entre 200 e 400 gramas, e normal, com diâmetro de 13 a 16 centímetros e peso compreendido entre 800 e 1300 gramas. De aroma pronunciado e sabor ligeiramente acidulado, é muito apreciado com pão ou em pequenas porções, como petisco. É reconhecida a sua especial afinidade com vinhos, uma das características que levou a revista norte-americana "Wine Spectator" a considerá-lo um dos 100 melhores queijos do mundo.

Produzido nos concelhos de Nisa, Crato, Castelo de Vide, Marvão, Portalegre, Monforte, Arronches e Alter do Chão, é conhecido no Alentejo desde tempos imemoriais, onde sempre foi considerado um dos alimentos básicos e importante fonte de proteínas no regime alimentar da região.

Aroma e Sabor: Aroma pronunciado e sabor ligeiramente acidulado.
Consistência da massa: Pasta semi-dura, fechada, com pequenos olhos.
Endereço (OCC): Estrada de Jurumenha - Quinta de Santa Luzia - Apartado 270 - 7350-113 Elvas
Fax (OCC): 268626546
Forma de Consumo: Pode ser consumido antes e após as refeições ou ao longo do dia, como petisco. Acompanha com bom pão e melhor vinho da região de Portalegre.
Forma do queijo: Cilíndrica, com ligeiro abaulamento lateral e bordos definidos. Apresenta-se em dois formatos: as merendeiras, com um diâmetro de 10 a 12 cm, e o normal, cujo diâmetro varia entre 13 a 16 cm.
Gordura: Gordo
Legislação Aplicável: A área geográfica delimitada de produção consta do Decreto Regulamentar nº 6/93. A Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 21, de 26/4/94. A Denominação de Origem foi reconfirmada pelo Despacho nº 9/94, de 04-01 e registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06.
Maturação do queijo: A primeira fase da maturação têm uma duração de 15 a 18 dias, a uma temperatura de 8 a 10ºC, com uma humidade entre 80% e 90%. Na segunda fase, que se prolonga de 30 a 40 dias, a temperatura é de 10 a 14ºC e a humidade de 85% a 90%. No final da terceira fase, que se dá passados 45 dias, o queijo atingiu já as características do produto final.
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação (OCC): AGTICERT - Certificação de Produtos Alimentares, Lda
Peso do queijo: No formato "merendeira" (queijo com o tamanho apropriado para ser consumido em pequenas refeições ou merendas) o peso é de 200 a 400g; no formato normal o peso deve estar entre as 800 e 1300g.
Produção Anual: Entre 160 a 195 toneladas.
Telefone (OCC): 245201296
Tipo de leite: Leite de ovelha da raça regional Merina Branca e seus cruzamentos.
Tratamento do leite: A coagulação do leite cru de ovelha é feita com cardo vegetal a uma temperatura de 25 a 28ºC, durante 45 a 60 minutos e de seguida faz-se um corte inicial na coalhada de forma a libertar parte do soro. A coalhada é então vertida para os cinchos, abertos no seu máximo diâmetro.
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Nisa, Crato, Castelo de Vide, Marvão, Portalegre, Monforte, Arronches e Alter do Chão.
Morada: Estrada Nacional 246 Parque de Leilões de Gado de Portalegre - Apartado 81
Código Postal: 7301 PORTALEGRE
Tel: 245331064
E-mail: natur-al-carnes@iol.pt
Distrito: Portalegre
Concelho: Portalegre
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora