Presunto de Barroso - IGP

Presunto fumado obtido a partir da perna de porco abatido com idade compreendida entre os 16 e 18 meses. Os animais têm de estar inscritos nos registos de nascimento das explorações autorizadas e a sua exploração é feita em regime extensivo, com alimentação constituída por produtos naturais das explorações agrícolas. São estes factores que, aliados à tecnologia especial de preparação, conferem a este presunto características organolépticas próprias e diferenciadas. Tem um formato próprio da perna de porco, aparado de forma arredondada. O porco doméstico, em Barroso, é originário do javali, o chamado porco bravo.

Coloração: Vermelha viva a vermelha acastanhada.
Endereço (OCC): Avenida 25 de Abril, 273 S/L, 5370-202 MIRANDELA
Fax (OCC): 278261410
Legislação Aplicável: A área geográfica de produção consta do Despacho nº 43/94, de 20-01, o qual também reconheceu a Indicação Geográfica. A TRADIÇÃO E QUALIDADE foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 28, de 03-02-94. A Indicação Geográfica foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06.
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: TRADIÇÃO E QUALIDADE - Associação Interprofissional para Produtores Agro-alimentares de Trás-os-Montes
Processo de Fabrico: O presunto é obtido a partir da perna de porco, submetida a salga a seco por fricção manual a cura pelo sal durante duas a quatro semanas, untada com uma mistura de azeite e colorau e sujeita a um tratamento pelo fumo, com lenha da região, preferencialmente carvalho e giesta, durante, pelo menos, duas semanas. O presunto pode apresentar-se inteiro, desossado ou limpo, ou cortado em pedaços.
Sabor e Aroma: Agradável com aroma a fumo.
Telefone (OCC): 278261410
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Boticas, Chaves e Montalegre do distrito de Vila Real.
Morada: Estrada do Barracão
Código Postal: 5470 MONTALEGRE
Tel: 276512253
Distrito: Vila Real
Concelho: Montalegre
Freguesia: Montalegre
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora