de 2
ver todos

Praia Fluvial Quinta do Barco

de 2
ver todos

Situada na margem esquerda do rio Vouga, esta praia fluvial fica inserida num cenário natural verdejante. Possui restaurante regional, bar e esplanada, para além de loja de artesanato, parque infantil, zona de merendas e balneários. Está classificada como Praia Acessível.

Bandeira Azul: Sim
Localização e acessos: Situada na Freguesia de Paradela do Vouga.
Observações: Praia Acessível
Serviços de apoio disponíveis: Duches, Instalações sanitárias, Bar
Tipo de praia: Fluvial.
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil
Título: A banhos no Vouga
Código Postal: 3740 PARADELA SVV
Distrito: Aveiro
Concelho: Sever do Vouga
Freguesia: Paradela

6º Passeio Caixa Carbono Zero - O Vouga por companhia


Circuito pedestre nos arredores de Sever do Vouga


Rui Nogueira

Um passeio que corresponde ao trilho de pequena rota marcado pela Câmara de Sever do Vouga chamado «Rota das Laranjeiras». Aproveita parte da ecopista entre Foz e Paradela que corresponde à plataforma da antiga Linha do Vale do Vouga. Tem uma traçado divertido pelo meio dos campos e quintais à partida e regresso a Pessegueiro do Vouga. Algumas notas complementares ajudam a clarificar a direcção a seguir, em pontos onde as marcações no terreno ou o folheto que descreve o passeio se revelam insuficientes.

Região: Beira Litoral
Como chegar: Pela EN16 a partir de Albergaria-a-Velha ou pela A25 (antigo IP5), saindo no nó das Talhadas, tomando em ambos os casos a direcção de Sever do Vouga
Local de início: Igreja Matriz de Pessegueiro do Vouga
Local de fim: O mesmo
Época aconselhada: Todo o ano
Extensão: 9,5km
Sinalização: Existente mas sofrível
Dificuldade: Média (extensão do itinerário e altimetria)
Carta 1/25.000 do IGOE: 175

Cartão Caixa Carbono Zero: o cartão que enCaixa Natureza. Saiba mais.

Não é um passeio difícil do ponto de vista físico mas tem quase 10 km de extensão, o que já é alguma coisa. Tem algumas subidas e descidas acentuadas, seja no início e no fim do circuito (trata-se de um itinerário circular que simplifica a logística ao caminhante), seja na ligação do caminho florestal de cumeada à ecopista do Vouga.

Previna-se com água (que só encontrará em Pessegueiro) e com um bastão que lhe poderá ser útil nas subidas. O piso não é muito irregular mas é preferível usar botas em vez de sapatos de desporto, a fim de prevenir lesões nos tornozelos.

Pode chegar a Sever do Vouga de duas maneiras. A partir da EN1/IC2 em Albergaria-a-Velha tomando a EN16 (ao longo do Vouga). Ou pela A25 (antigo IP5), saindo no nó das Talhadas. Num caso ou noutro, quando chegar junto à ponte sobre o rio Vouga, suba na direcção de Sever.

2010-09-22
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora