Situada na margem esquerda do rio Vouga, esta praia fluvial fica inserida num cenário natural verdejante. Possui restaurante regional, bar e esplanada, para além de loja de artesanato, parque infantil, zona de merendas e balneários. Está classificada como Praia Acessível.
Bandeira Azul: SimUm passeio que corresponde ao trilho de pequena rota marcado pela Câmara de Sever do Vouga chamado «Rota das Laranjeiras». Aproveita parte da ecopista entre Foz e Paradela que corresponde à plataforma da antiga Linha do Vale do Vouga. Tem uma traçado divertido pelo meio dos campos e quintais à partida e regresso a Pessegueiro do Vouga. Algumas notas complementares ajudam a clarificar a direcção a seguir, em pontos onde as marcações no terreno ou o folheto que descreve o passeio se revelam insuficientes.
Região: Beira Litoral
Como chegar: Pela EN16 a partir de Albergaria-a-Velha ou pela A25 (antigo IP5), saindo no nó das Talhadas, tomando em ambos os casos a direcção de Sever do Vouga
Local de início: Igreja Matriz de Pessegueiro do Vouga
Local de fim: O mesmo
Época aconselhada: Todo o ano
Extensão: 9,5km
Sinalização: Existente mas sofrível
Dificuldade: Média (extensão do itinerário e altimetria)
Carta 1/25.000 do IGOE: 175
Cartão Caixa Carbono Zero: o cartão que enCaixa Natureza. Saiba mais.
Não é um passeio difícil do ponto de vista físico mas tem quase 10 km de extensão, o que já é alguma coisa. Tem algumas subidas e descidas acentuadas, seja no início e no fim do circuito (trata-se de um itinerário circular que simplifica a logística ao caminhante), seja na ligação do caminho florestal de cumeada à ecopista do Vouga.
Previna-se com água (que só encontrará em Pessegueiro) e com um bastão que lhe poderá ser útil nas subidas. O piso não é muito irregular mas é preferível usar botas em vez de sapatos de desporto, a fim de prevenir lesões nos tornozelos.
Pode chegar a Sever do Vouga de duas maneiras. A partir da EN1/IC2 em Albergaria-a-Velha tomando a EN16 (ao longo do Vouga). Ou pela A25 (antigo IP5), saindo no nó das Talhadas. Num caso ou noutro, quando chegar junto à ponte sobre o rio Vouga, suba na direcção de Sever.