A Pêra Rocha do Oeste é uma fruta com ligeira carepa típica dispersa pela pele. Tem uma forma Oblonga, piriforme, ovada, de cor amarela clara, com pigmentação homogénea, por vezes com mancha rósea do lado do sol, e com carepa típica unida na base, dispersando-se por toda a superfície. A polpa é branca, macia, fundente, granulosa, doce, não ácida, muito sucosa, e de perfume ligeiramente acentuado. A época de produção começa em meados de Agosto até fins de Setembro podendo a comercialização ir até Dezembro, ou Abril, neste último caso quando estão conservadas em atmosfera controlada.
Apanha e Tratamento: A colheita é feita para caixas desinfectadas e os frutos entram em refrigeração num prazo máximo de 24 horas.
Aroma e Sabor: A polpa é branca, macia, granulosa, doce, não ácida, muito sucosa e de perfume ligeiramente acentuado.
Coloração: Fruto de cor amarela clara, com pigmentação homogénea, por vezes com mancha rósea.
Endereço (OCC): Avenida Bombeiros Voluntários, 36 - 1º, 2550 CADAVAL
Fax (OCC): 262695644
Legislação Aplicável: A área geográfica delimitada de produção consta do Despacho nº 50/94, de 20-01, o qual também reconheceu a Denominação de Origem. O estatuto de Organismo Privado de Controlo e Certificação foi reconhecido à CODIMACO - Associação Interprofissional Gestora de Marcas Colectivas, pelo Aviso publicado no D. R. nº 28 de 03-02-94.
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: CODIMACO - Associação Interprofissional Gestora de Marcas Colectivas
Produção Anual (Toneladas): 76324
Telefone (OCC): 262691155
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Sintra, Mafra, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Alenquer, Vila Franca de Xira, Azambuja, Torres Vedras, Cartaxo, Lourinhã, Bombarral, Cadaval, Santarém, Rio Maior, Peniche, Óbidos, Caldas da Rainha, Torres Novas, Alcanena, Alcobaça, Nazaré, Porto Mós, Batalha, Tomar, Ferreira do Zêzere, Vila Nova de Ourém, Leiria, Marinha Grande e Pombal.