de 143
ver todos

Pousada de São Filipe

de 143
ver todos

Instalada na Fortaleza de S. Filipe, esta Pousada tem uma deslumbrante vista sobre o estuário do rio Sado e a Península de Tróia, prolongando-se pelo horizonte do Atlântico. Apreciar o pôr-do-sol na esplanada das ameias, saboreando um vinho moscatel da região são prazeres inesquecíveis para qualquer visitante.

Acessos: A 50 km de Lisboa. E01, IP7, A12/IC3.
Estilo: Special Places
Localização: Cidade/Vila
Nº de camas: 32
Nº de quartos: 16
Nº de suites: 1
Observações: TEMPORARIAMENTE ENCERRADA
Período de funcionamento: Todo o ano
Preço Época Alta: 200.00
Preço Época Baixa: 110.00
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil
Morada: Estrada Castelo de São Filipe
Código Postal: 2900 300 SETÚBAL
Tel: 282240001
E-mail: guest@pousadas.pt
Site: www.pousadas.pt
Distrito: Setúbal
Concelho: Setúbal
Freguesia: Nossa Senhora da Anunciada

Pousada de São Filipe – Setúbal


Em 1582, Filipe II de Espanha, I de Portugal, manda edificar uma fortaleza original.


Paula Oliveira Silva

Não conheço nenhum forte ou castelo que não tenha boa panorâmica. A par com mais uns poucos que são da minha preferência, a fortaleza de S. Filipe encontra-se na lista. Com esta vista de sentinela mais parece que estamos no céu. A cidade de Setúbal está lá em baixo, miúda e extensa, a assistir à junção do Sado com o mar após uma corrida de 175 quilómetros. A península de Tróia acena-nos de frente e a serra da Arrábida vizinha do lado é uma bonita explosão de verde.

De visita já é bom, mas melhor é poder acordar e dar de caras com essa mesma paisagem. Afinal, não são todos os dias que nos hospedamos num local assente em mais de 400 anos de História. A atmosfera é singular e é duplamente reconfortante conhecer os episódios do passado enquanto se desfruta do conforto do presente.

O antes

Faço uma pequena ideia do espanto que não causou a arquitectura deste forte para a época. Encomendada por Filipe II para evitar a insurreição dos setubalenses contra o domínio de Espanha, o traçado foge do convencional ao qual associamos as ameias e torres altas.

Percorrer esta planta em forma de estrela irregular com seis pontas dá-nos diferentes panorâmicas e outros tantos ângulos para a fotografia. As cúpulas das torres de vigia são o remate, uma protecção para quem sofra de vertigens e queira ver o chão a cerca de 25 metros.

Não sabemos quantos milhares de pés pisaram estas lajes antes de nós, desgastando-as. O que conhecemos da História são alguns capítulos que aqui tiveram lugar relacionados com a Restauração da Independência.

Sem grande dificuldade, imaginamos os rostos de desespero dos traidores que atentaram contra a vida de D. José I e aqui foram detidos e julgados por conspiração. É verdade, o forte já serviu como prisão de Estado. Aliás, é desta altura também a Casa do Governador, hoje local exacto das instalações da pousada que aqui funciona desde 1965.

Os quartos e o resto

Todos diferentes mas todos iguais no que respeita à comodidade, os quartos obedecem a um estilo clássico. Alguns têm mezzanine, outros em contrapartida capricham na vista, cada qual com a sua particularidade. A suite numa ala externa é um baluarte à parte com varanda privativa. Ao lado fica a capela mandada levantar pelo rei D. Manuel.

2004-03-02
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora