de 1
ver todos

Parque Natural da Serra de São Mamede

de 1
ver todos

Cobrindo 31.750 hectares, o Parque Natural da Serra de São Mamede estende-se pela serra homónima, abrangendo partes dos concelhos de Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre e fazendo fronteira com Espanha. É um Alentejo montanhoso em vez de plano e verdejante em vez de seco. A par de uma natureza pujante, há vestígios diversificados da presença humana: gravuras rupestres, como as de Esperança; castelos medievais como o de Alegrete; núcleos urbanos notáveis, como em Marvão ou Castelo de Vide. Uma rede de calçadas medievais une as principais povoações e desafia os amantes dos passeios a pé. A serra de São Mamede, com 1.025 m de altitude, é o mais importante dos relevos alentejanos. Abundam cristas quartzíticas moldando a paisagem. O domínio romano deixou marcas bem visíveis, sendo de realçar as ruínas da cidade romana de Ammaia, em Aramenha, a dois passos de Marvão.

Acessos: Estrada Nacional 10. Comboio - Estação de Portalegre.
Área: 31.750
Observações: Existem delegações do Parque em Marvão (Tel. 245 993 886), Castelo de Vide (Centro de Interpretação - Tel. 245 905 299) e Arronches.
Percursos pedestres: 1 - Percurso de Carreiras com a extensão de 9 km, duração de 3 horas e grau de dificuldade fácil, passando pela Fonte dos Carvoeiros, cruzamento para Castelo de Vide e Senhora da Penha, Fonte do Mergulho, Eira, desvio para o Monte Marujo e Termo da Calçada. 2 - Percurso da Esperança com a extensão de 16 km, duração de 4 horas e grau de dificuldade médio, passando pela Igreja de Nossa Senhora da Esperança e Lapa dos Gaviões (pinturas rupestres). 3- Percurso dos 3 Galegos com a extensão de 12 km, duração de 3 horas e grau de dificuldade médio, tendo como principais pontos de interesse as Marmitas do Gigante, a Calçada seiscentista, o Castro da Crença e o rio Sever. 4 - Percurso de Marvão com a extensão de 7 km, duração de 3 horas e dificuldade média, passando pelo Largo das Almas (Ponte quinhentista, Torre e Igreja), calçada medieval, Igreja do Convento de Nossa Senhora da Estrela, Abegoa, Fonte Souto, sepulturas medievais cavadas na rocha. 5 - Percurso de Reguengo com a extensão de 10 km, duração de 4 horas e dificuldade elevada, passando pela Igreja Paroquial, Quinta da Relva, área de pecuária, pinhal, escarpas quartzíticas da Feiteirinha e Quinta da Lameira.
Serviços disponíveis: Parque de Merendas, Centro de Informação, Percursos Pedestres
Título: Serra verdejante
Morada: Rua General Conde Jorge Avilez 22 1º
Código Postal: 7300 185 Portalegre
Tel: 245909160
E-mail: pnssm@icnb.pt
Site: www.icnb.pt
Distrito: Portalegre
Concelho: Portalegre
Freguesia: São Lourenço
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora