de 1
ver todos

Parque da Fonte Lima

de 1
ver todos

O Parque da Fonte Lima situado na freguesia de Santa Bárbara na Lourinhã, foi inaugurado no dia de 26 de Setembro de 1999 e é desde então considerado um ex-libris local.
O parque foi construído em torno de uma fonte natural na qual, até aos dias de hoje, se pode abastecer água pois a sua qualidade é potável e apropriada para consumo.
É constituído por uma área verdejante de 10.000 m² e disponibiliza um conjunto de equipamentos como um parque de merendas, um parque infantil, um café, acesso a pessoas com mobilidade reduzida e casas de banho.
O Parque da Fonte Lima oferece aos visitantes as melhores condições para desfrutar de agradáveis momentos de repouso e lazer entre o verde do campo, os lagos e cascatas e a excelente vista panorâmica.
Neste espaço são habitualmente realizadas festas privadas e de aniversário bem como casamentos e baptizados.
Para efectuar reservas, contactar a Junta de Freguesia de Santa Bárbara que prestará todo o serviço e esclarecimento necessário.

Título: Descanso com belas vistas
Código Postal: 2530 728 SANTA BÁRBARA LNH
Tel: 261461006
E-mail: geral@jf-santabarbara.pt
Site: www.jf-santabarbara.pt
Distrito: Lisboa
Concelho: Lourinhã
Freguesia: Santa Bárbara

2º Passeio Caixa Carbono Zero - Revivendo a Batalha do Vimeiro


Nos trilhos da I Invasão Francesa


Rui Nogueira

Este passeio corresponde integralmente ao percurso a pé de pequena rota, criado no âmbito das comemorações dos 200 anos da Batalha do Vimeiro. Permite percorrer os principais locais onde britânicos e franceses combateram, descrevendo uma curva fechada de 18 km no sentido dos ponteiros do relógio. O piso em geral é bom, havendo bastantes estradões, alguns de cumeada, que vão permitindo abranger todo o campo de batalha. Há que contar com alguns desníveis importantes, sobretudo na primeira parte. Com tempo de chuva, a parte final - junto ao marco geodésico da Esteveira e ao Pinhal Trombeta – poderá ter alguma lama. Com sol e tempo quente há relativamente pouca sombra. Existe um folheto explicativo, disponível na Junta de Freguesia do Vimeiro e no Centro de Interpretação.

Resumo do roteiro:
Região:
Oeste (Lourinhã)
Como chegar: Pela A8, saindo no nó de Vimeiro/Outeiro da Cabeça e tomando a EN361-1 por Campelo e Cabeça Gorda, direcção Vimeiro.
Início: Junto ao obelisco comemorativo da Batalha do Vimeiro e ao Centro de Interpretação
Fim: No mesmo local
Época aconselhada: Primavera e Outono
Extensão: 18 km
Características: Passeio em anel com diversos troços
Sinalização: Sinalizado de acordo com a nomenclatura internacional
Dificuldade: Médio (devido à extensão total)
Outros: Possibilidade de abreviar o passeio com retorno ao Vimeiro por asfalto
Cartas 1/25.000 do IGOE: 350,361, 362

Cartão Caixa Carbono Zero: o cartão que enCaixa na Natureza. Saiba mais.

A 21 de Agosto de 1808, o contingente expedicionário britânico desembarcado três semanas antes junto à Figueira da Foz, enfrentou o contra-ataque das tropas francesas, comandadas por Junot, que ocupavam Portugal desde Novembro do ano anterior. Já quatro dias antes, os britânicos, comandados pelo futuro duque de Wellington, tinham feito recuar uma guarda avançada francesa na Roliça, perto do Bombarral.

Desta vez a batalha foi em larga escala e mostrou a eficácia das tácticas britânicas, baseadas na ocupação dos pontos altos, na disciplina de fogo e na rápida deslocação de reservas para contrariar os movimentos inimigos.

Ao fim de um dia muito quente, os britânicos estavam senhores do terreno e os franceses obrigados a negociar um cessar-fogo. Abandonariam Portugal pouco depois, ainda que em condições particularmente generosas, estabelecidas na Convenção de Sintra onde os portugueses não estiveram representados.

Partida do obelisco

A partida e a chegada correspondem ao monumento e ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro. Aqui poderá ficar a saber mais sobre a batalha e apreciar alguns painéis de azulejos alusivos aos principais episódios bélicos.

2010-07-28
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora