de 2
ver todos

Paisagem Protegida da Serra do Açor

de 2
ver todos

Constitui uma das raras amostras ainda existentes da vegetação natural das encostas xistosas do centro de Portugal. Representa um conjunto de alto valor paisagístico devido às quedas de água e à vegetação natural. A nível de fauna destacam-se apenas os javalis. A sua flora é constituída por castanheiros, carvalho, azereiro, loureiro, folhado, azevinho, nogueira e por espécies hortícolas. Quanto a sítios de interesse histórico e arqueológico destacam-se a Igreja Matriz do séc. XVI, a capela do Senhor da Ladeira e Conímbriga. Uma das jóias desta Paisagem Protegida é a Fraga da Pena, uma queda de água localizada próximo da aldeia serrana de Benfeita. O facto de a cascata ocorrer num vale muito apertado, gera uma micro-paisagem inesperada, com vegetação verdejante a cobrir o xisto.

Acessos: Automóvel - Estrada Municipal até Pardieiro (estrada que liga Monte Frio e Relva Velha). Comboio - Estação de Serpins (a 30 Km); estação de Santa Comba Dão (a 35 Km).
Área: 346
Observações: Existe uma delegação em Benfeita, Arganil (Tel. 235741329).
Percursos pedestres: Trilho da Mata da Margaraça: com a extensão de 2 Km, duração de 1h30m e grau de dificuldade médio. Apresenta como principais pontos de interesse a observação de diversas espécies florestais, como castanheiros, carvalhos, folhados, azevinhos, medronheiros, entre outros.
Serviços disponíveis: Centro de Informação, Centro de Interpretação, Percursos Pedestres, Núcleo Eco-museológico
Morada: Mata Nacional do Choupal
Código Postal: 3000 COIMBRA
Tel: 239499020
E-mail: mpa.santosmf@icn.pt
Site: www.icn.pt
Distrito: Coimbra
Concelho: Coimbra
Freguesia: Santa Cruz
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora