77º

de 85
ver todos

Núcleo de Interpretação da Muralha de D. Dinis

77º

de 85
ver todos

Situado na cripta da antiga Igreja de São Julião, na Baixa lisboeta, o Núcleo de Interpretação da Muralha de D. Dinis foi inaugurado em abril de 2014. Classificado como Monumento Nacional, este é o único troço conhecido da muralha, descoberto em 2010 no decurso de obras de reabilitação na sede do Banco de Portugal.
Mandada construir no século XIII pelo rei D. Dinis, a muralha separava o rio Tejo da cidade medieval em expansão e defendia-a de ataques vindos do mar. Para visitarem o núcleo de interpretação, os visitantes descem ao subsolo da sede do Banco de Portugal, acedendo ao areal ribeirinho da Lisboa medieval. Ali, podem conhecer os documentos, os achados e as evidências recuperados durante as escavações, e os vestígios móveis e arquitetónicos que testemunham a ocupação do quarteirão da Baixa desde o período romano imperial. O núcleo - dividido por áreas temáticas - reúne várias histórias, sobre o rei e o seu tempo, o devir histórico e o contributo da arqueologia para a interpretação dos vestígios, e sobre a muralha que protegia o dia-a-dia de uma cidade medieval em expansão.
A muralha é apresentada ao visitante num cenário intimista, que privilegia a interpretação dos fragmentos e da iconografia e que tira partido da imersão nos ambientes da cripta e dos subterrâneos do edifício, com recurso a diferentes formas de apresentação: conteúdos multimédia, atmosferas sensoriais que transportam para a época, sons do quotidiano, música medieval, representações gráficas, animações 3D, documentos escritos, filmes, ossadas e excertos de objetos reais.

Dia(s) de Encerramento: Domingos, Segundas
Horário de visita: De quarta a sábado, das 10:00 às 18:00.
Observações: O Núcleo de Intrepretação da Muralha de D. Dinis estará encerrado nas seguintes datas de 2015:1 de janeiro;1 e 9 de maio;De 10 a 13, 24 e 25 de junho;De 9 a 11 de julho;28 e 29 de novembro;24 e 25 de dezembro
Morada: Largo de São Julião Banco de Portugal
Código Postal: 1200 417 LISBOA
Tel: 213213240
E-mail: museu@bportugal.pt
Site: www.bportugal.pt/pt-PT/ServicosaoPublico/MuralhadeDDinis/Paginas/inicio.aspx
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: Mártires
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora