Quantcast
PORTUGAL FAZ-LHE BEM

77º

de 85
ver todos

Núcleo de Interpretação da Muralha de D. Dinis

77º

de 85
ver todos

Situado na cripta da antiga Igreja de São Julião, na Baixa lisboeta, o Núcleo de Interpretação da Muralha de D. Dinis foi inaugurado em abril de 2014. Classificado como Monumento Nacional, este é o único troço conhecido da muralha, descoberto em 2010 no decurso de obras de reabilitação na sede do Banco de Portugal.
Mandada construir no século XIII pelo rei D. Dinis, a muralha separava o rio Tejo da cidade medieval em expansão e defendia-a de ataques vindos do mar. Para visitarem o núcleo de interpretação, os visitantes descem ao subsolo da sede do Banco de Portugal, acedendo ao areal ribeirinho da Lisboa medieval. Ali, podem conhecer os documentos, os achados e as evidências recuperados durante as escavações, e os vestígios móveis e arquitetónicos que testemunham a ocupação do quarteirão da Baixa desde o período romano imperial. O núcleo - dividido por áreas temáticas - reúne várias histórias, sobre o rei e o seu tempo, o devir histórico e o contributo da arqueologia para a interpretação dos vestígios, e sobre a muralha que protegia o dia-a-dia de uma cidade medieval em expansão.
A muralha é apresentada ao visitante num cenário intimista, que privilegia a interpretação dos fragmentos e da iconografia e que tira partido da imersão nos ambientes da cripta e dos subterrâneos do edifício, com recurso a diferentes formas de apresentação: conteúdos multimédia, atmosferas sensoriais que transportam para a época, sons do quotidiano, música medieval, representações gráficas, animações 3D, documentos escritos, filmes, ossadas e excertos de objetos reais.

Dia(s) de Encerramento: Domingos, Segundas
Horário de visita: De quarta a sábado, das 10:00 às 18:00.
Observações: O Núcleo de Intrepretação da Muralha de D. Dinis estará encerrado nas seguintes datas de 2015:1 de janeiro;1 e 9 de maio;De 10 a 13, 24 e 25 de junho;De 9 a 11 de julho;28 e 29 de novembro;24 e 25 de dezembro
Morada: Largo de São Julião Banco de Portugal
Código Postal: 1200 417 LISBOA
Tel: 213213240
E-mail: museu@bportugal.pt
Site: www.bportugal.pt/pt-PT/ServicosaoPublico/MuralhadeDDinis/Paginas/inicio.aspx
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: Mártires
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora

Boa
Vida