de 2
ver todos

Museu Municipal de Baião

de 2
ver todos

Museu constituído por dois núcleos: núcleo de arqueologia e o núcleo de etnografia. No núcleo de Arqueologia pretende-se expor de uma forma didáctica os resultados de 20 anos de trabalhos arqueológicos realizados nas Serras da Abobeira e do Castelo, que abrangem as seguintes áreas temáticas: Megalitismo (Núcleo Médio e Final): Sepulcros do Calcolítico e da Idade do Bronze; Povoados do Neolítico à Idade do Bronze; Idade do Ferro e Romanização; Idade Média. Expõem-se os objectos mais significativos destes períodos cronológicos, recorrendo-se a informações gráficas que permitem contextualizar esses objectos. Cada vitrine é ainda acompanhada de um painel onde figura sempre um mapa e uma barra cronológica, para além de imagens de sítios e de um pequeno texto explicativo que criam um fio condutor ao longo da exposição sobre a evolução da ocupação humana deste espaço geográfico ao longo das épocas. Saliente-se ainda a inclusão nesta exposição de uma maqueta didáctica das fases de construção de um dólmen com 120 figurinhas humanas e de uma outra maqueta em relevo da carta arqueológica do Campo, acompanhada por réplicas dos principais monumentos arqueológicos e históricos do concelho. No núcleo de Etnografia está exposto um conjunto de objectos tradicionais relacionados com os trabalhos agrícolas, o trabalho do linho e a confecção do pão.

Acessos: Do Porto: A4 em direcção a Vila Real, saída em direcção a Marco de Canaveses; Do Marco de Canaveses a Baião, pela E.N.321. Na vila de Baião seguir as indicações do Museu.
Dia(s) de Encerramento: Sábados, Domingos
Horário de visita: De Outubro a Junho, de Segunda a Sexta, das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30. Julho, Agosto e Setembro, de Segunda a Domingo, das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30.
Marcação prévia: É conveniente a marcação prévia (uma semana de antecedência).
Nº máximo pessoas por grupo: 20
Observações: O visitante no final da visita poderá ainda dispor no final da visita de um diaporama que pretende aprofundar a temática da exposição e de um videograma conhecendo desta forma os objectos arqueológicos do concelho existentes em outros museus do país, assim como, as peças de arte sacra e os valores arquitectónicos mais signaficativos do concelho de Baião.
Serviços disponíveis: Visitas guiadas ao Núcleo Arqueológico e à Serra da Aboboreira; Serviços Educativos.
Morada: Rua Eça de Queirós
Código Postal: 4640 152 BAIÃO
Tel: 255540550
E-mail: mmbaiao@um.geira.pt
Site: www.geira.pt/mmbaiao
Distrito: Porto
Concelho: Baião
Freguesia: Campelo
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora