PORTUGAL FAZ-LHE BEM

de 3
ver todos
Ver
mapa

Museu Marítimo de Sesimbra

de 3
ver todos

O Museu Marítimo de Sesimbra foi inaugurado no dia 31 de Maio de 2016, Dia do Pescador, na Fortaleza de Santiago. O seu lema é Uma Viagem pelas Memórias e Artes de uma Comunidade. O museu dá a conhecer a formação do território, a história e evolução da pesca, a sua importância social, as técnicas, as espécies, as rotas, os pesqueiros, a ligação do Rei D. Carlos ao mar e a Sesimbra e a devoção da comunidade. Integra uma forte componente multimédia, permitindo uma experiência interativa. Distribuído por toda a Fortaleza de Santiago, permite que o público circule pelas várias zonas do monumento, conhecendo-o em pormenor.
Dividido em grandes áreas, o museu reúne um espólio que foi recolhido e organizado ao longo de anos pela Câmara Municipal de Sesimbra, bem como materiais e conteúdos organizados especificamente para o novo espaço. O recurso às novas tecnologias como forma de tornar a visita mais apelativa é um dos aspetos a salientar.
A primeira área engloba a bilheteira, a receção e a loja. Na entrada do edifício há um painel multimédia com informação de apoio ao visitante, que faz a introdução ao museu e aos conteúdos de cada espaço.
A segunda abrange todo o edifício central, que inclui a Casa do Governador, o Quartel dos Artilheiros, e o primeiro andar do Baluarte Nascente. Aqui o público encontrará a exposição D. Carlos, o Rei Pescador, que retrata as campanhas oceanográficas de D. Carlos nas proximidades de Sesimbra, uma reconstituição da Casa do Governador, ao espírito da época, uma exposição dedicada ao Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, com referência à biodiversidade local, a Sala da Arte, dedicada às artes de pesca e construção naval, um pequeno auditório para projeção de filmes e documentários e a Sala da Devoção e Memória, onde será possível proceder à pesquisa de marítimos e embarcações de Sesimbra.
A terceira, no primeiro andar do Baluarte Poente (Quartel do Major), estará dividida em Sala da Comunidade, constituída por doações que a comunidade sesimbrense tem feito ao Museu ao longo dos anos, e a Sala da Viagem, que apresenta as principais viagens feitas pelos pescadores de Sesimbra e a evolução da tecnologia ligada à navegação.
A quarta situa-se no rés-do-chão do Baluarte Poente (Paiol), onde se poderá ver uma apresentação multimédia sobre a história do concelho de Sesimbra para grupos, em horários definidos.
A quinta tem uma exposição sobre a história da Fortaleza de Santiago, patente no Pátio do Poço, na zona exterior.

Dia(s) de Encerramento: Segundas
Horário de visita: Verão das 15.30 às 19 e das 20.30 às 23hInverno das 10 às 13 e das 14.30 às 17.30h
Observações: Encerra às segundas-feiras, vésperas e dias de Natal, Ano Novo, domingo e terça-feira de Carnaval, dia 1 de maio e tarde de 4 de maio (feriado municipal)Bilhete Individualinclui entrada no Museu Marítimo (Paiol - filme 3D) e entrada na Capela do Espírito Santo dos MareantesJovens dos 6 aos 17 anos, seniores ? 65 anos | cartão jovem e estudante - 1,5€Adultos dos 18 aos 64 anos - 3€Família: 2 adultos e 1 filho
Morada: Rua da Fortaleza Fortaleza de Santiago
Código Postal: 2970 725 SESIMBRA
E-mail: museu@cm-sesimbra.pt
Site: www.museusesimbra.pt
Distrito: Setúbal
Concelho: Sesimbra
Freguesia: Santiago (Sesimbra)
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora

Boa
Vida