de 2
ver todos

Museu do Chocalho

de 2
ver todos

Museu dedicado à actividade mais característica e tradicional de Alcáçovas: a produção de chocalhos. Um dos artesãos da terra, João Chibeles Penetra, ocupou-se da recolha de grande variedade destes objectos, que veio originar uma interessante colecção que conta mais de 5800 exemplares e pode ser visitada em sala de exposição própria.

Marcação prévia: Visitas mediante marcação prévia.
Observações: Outro contacto: 266954131.
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil
Morada: Rua da Esperança 154/156
Código Postal: 7090 029 ALCÁÇOVAS
Tel: 266954131
Distrito: Évora
Concelho: Viana do Alentejo
Freguesia: Alcáçovas

Museu do Chocalho - Viana do Alentejo


Um museu original e as histórias de João Chibeles, chocalheiro de profissão. Com muito orgulho.


N'Dalo Rocha

Um retrato alentejano

Já visitei muitos museus regionais, com colecções originais, porém nunca supus que os chocalhos das vacas pudessem ser objecto de uma colecção museológica.

A N254 de rectas infinitas leva-nos para junto do aeródromo de Évora. Até Alcáçovas, a paisagem é quase sempre monolítica. Já nas Alcáçovas, perguntei ao primeiro velhote que encontrei onde era o museu. Simpático, explicou-me como encontrá-lo e num abrir e fechar de olhos dei com o número 156 da Rua da Esperança, a velha oficina reconvertida em museu.

Encostados na soleira da porta, dois homens conversavam. Um deles era o proprietário, João Chibeles Penetra, que prontamente se disponibilizou em mostrar-me os cantos à casa. Do aperto de mão senti um vigor invulgar para alguém com mais de 70 anos através das mãos grossas e calejadas pela desgastante profissão.

Alcáçovas e o Museu

Tentem imaginar como poderá ser uma sala com as paredes forradas de chocalhos do chão ao tecto. Aqui há chocalhos de todas as formas e tamanhos. O mais pequenino terá aproximadamente a dimensão de uma pedra de isqueiro. Peça de colecção, claro, ao passo que o maior mede mais de meio metro de altura. Ao longo de cinco salas, a colecção apresenta mais de 3000 chocalhos, todos expostos na parede. É obra! E em todo o Portugal não existe nenhum espólio assim.

E ao contrário do que possamos pensar, os chocalhos não são todos iguais, nem sequer tocam todos o mesmo som, nem tão pouco desempenham a mesma função. No campo há histórias engraçadas sobre chocalhos. Por exemplo, o macho, de som mais grave, difere de todos os outros e tem uma função específica. Serve para identificar o animal guloso que saltou a vedação para ir pastar no terreno do vizinho, que é apanhado só pelo som.

2003-10-07
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora