de 9
ver todos

Museu de Lanifícios

de 9
ver todos

Gerido pela Universidade da Beira Interior, este museu está dividido pelos núcleos da Real Fábrica de Panos, da Real Fábrica Veiga e das Râmolas de Sol. É considerado um dos melhores museus da Europa nesta área. O primeiro preserva a memória da manufactura do Estado, aqui mandada instalar pelo marquês de Pombal em 1764. As estruturas e os objectos conservados evocam os primórdios da industrialização que recorria, ainda, à água das ribeiras da serra como força motriz principal. O segundo núcleo, correspondente a uma fase tecnológica mais avançada e que estava ligada à maquinaria a vapor. Caldeiras de vapor da antiga Fábrica Veiga, as antigas instalações tintureiras, com as suas fornalhas e os poços cilíndricos para tingir as lãs, são algumas das coisas que se podem ver neste museu.

Dia(s) de Encerramento: Segundas-feiras, Feriados
Horário de visita: De terça-feira a domingo, das 09:30 às 12:00 e das 14:30 às 18:00.
Marcação prévia: É conveniente a marcação prévia de grupos.
Nº máximo pessoas por grupo: 50
Observações: Outro telefone de contacto: 275319700 (Ext. 3131/3126)
Serviços disponíveis: Serviço educativo, auditório
Título: Distinguido pela UNESCO
Acessibilidade física: Lugares de estacionamento para pessoas com deficiência, Entrada e acesso à sala possível por pessoas em cadeira de rodas, WC adaptado, Elevador, Cadeiras elevatórias
Detalhe de acessibilidade física: Existe um parque de estacionamento a cerca de 50 m de distância do Museu/Núcleo da Real Fábrica Veiga acessível após contacto com a portaria do Museu. Do parque a este núcleo existe um desnível acentuado, bem como um pavimento irregular, pelo que é aconselhado a largada de passageiros com deficiência motora junto à porta do Museu. No interior deste núcleo não existem obstáculos a utilizadores em cadeira de rodas. Podem circular através de elevador. Na Real Fábrica de Panos, com alteração do percurso e através de cadeiras elevatórias é possível visitar a exposição permanente. Existe WC adaptado na Real Fábrica Veiga (barras de transferência e torneiras de sensor)
Morada: Rua Marquês de Ávila e Bolama
Código Postal: 6200 053 COVILHÃ
Tel: 275319724
E-mail: muslan@ubi.pt
Site: www.museu.ubi.pt
Distrito: Castelo Branco
Concelho: Covilhã
Freguesia: Conceição
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora