Quantcast
PORTUGAL FAZ-LHE BEM

de 4
ver todos

Museu de Cerâmica de Sacavém

de 4
ver todos
Museu de Cerâmica de Sacavém

Inaugurado em 2000, este museu está instalado na antiga e emblemática Fábrica da Loiça de Sacavém, a mais importante unidade de produção de faiança do país, fundada em 1856. O seu principal objectivo é manter viva a memória do antigo espaço e mostrar a actividade que aí era desenvolvida. Boa parte do espólio é constituída pela herança da velha unidade fabril, como as várias peças de faiança, o baixo-relevo "A Enforna", datado de 1946, e o azulejo símbolo da fábrica. Mas o ex-libris do museu é o famoso "Forno nº 18", alma de toda a instituição e símbolo da produção de cerâmica dos séculos XVIII e XIX.
Visando ser um espaço vivo e atractivo para os visitantes, o museu oferece um leque alargado de serviços, entre eles o centro de documentação Manuel Joaquim Afonso, auditório, loja e um espaço, muito procurado pelas crianças, onde é recriado o processo produtivo da cerâmica.
Em 2002, o Museu de Cerâmica foi galardoado com o Prémio Luigi Michelettio, da organização inglesa European Museum Forum, para o melhor museu europeu na categoria de património industrial.

Dia(s) de Encerramento: Domingos, Feriados
Horário de visita: De segunda a sábado, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00.
Serviços disponíveis: Centro de documentação, loja, cafetaria, auditório
Título: O melhor museu indústrial
Morada: Urbanização Real Forte
Código Postal: 2685 SACAVÉM
Tel: 211151082
E-mail: dc@cm-loures.pt
Site: www.cm-loures.pt
Distrito: Lisboa
Concelho: Loures
Freguesia: Sacavém
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora

Boa
Vida