de 4
ver todos

Museu da Pólvora Negra

de 4
ver todos

Integrado no complexo da Fábrica da Pólvora de Barcarena, este museu alberga diversos elementos que documentam a história da Fábrica da Pólvora e os processos de fabrico da pólvora negra. Esta fábrica teve origem no século XV, quando D. Manuel I estabeleceu perto da ribeira engenhos de pilões para a produção de pólvora. No ano de 1988 a fábrica encerrou definitivamente, após a necessidade de fabricar pólvora ter diminuído.

O museu encontra-se estruturado em quatro núcleos temáticos. A primeira sala apresenta uma introdução temática em que se explica o que é a pólvora, a sua origem, difusão e utilização. O segundo núcleo ilustra o uso da pólvora em Portugal até ao século XVII, salientando-se a importância das Ferrarias d´El Rei, que ali se instalaram desde o reinado de D. João II, para a produção de armas de fogo. A terceira sala é dedicada à Real Fábrica de Barcarena, inaugurada por António Cremer em 1729, e nela podemos apreciar a recuperação do engenho de galgas para o encasque da pólvora, uma das peças mais importantes deste espaço museológico. Por fim, a quarta e última sala debruça-se sobre a actividade da Fábrica nos séculos XIX e XX, com especial incidência para os aspectos da evolução tecnológica, do recurso a novas fontes de energia e da segurança.

Acessos: Autocarros: 101, 106, 117. Comboios da Linha de Sintra. Estradas: IC19 e A5
Dia(s) de Encerramento: SegundasDomingo de Páscoa, 1 de Maio, 24, 25 e 31 de Dezembro
Horário de visita: De Terça-feira a Domingo, das 10:30 às 13:00 e das 13:30 às 18:00.
Observações: Grátis todos os Domingos e feriados até às 14:00, no Dia Internacional dos Museus (18 de Maio) e no Feriado Municipal (7 de Junho).
Morada: Estrada da Fontaínhas Fábrica da Pólvora de Barcarena
Código Postal: 2745 615 BARCARENA
Tel: 214408796
E-mail: fabricadapolvora@cm-oeiras.pt
Site: www.cm-oeiras.pt
Distrito: Lisboa
Concelho: Oeiras
Freguesia: Barcarena
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora