Inaugurado em Outubro de 2007, o MESA - Museu da Escrita do Sudoeste de Almodôvar conta com alguns dos mais importantes achados arqueológicos epigrafados com caracteres da escrita do sudoeste. Inscrições sobre pedra que contam a História da Península Ibérica. Entre os tesouros, encontram-se estelas funerárias - túmulos em pedra de xisto - de escrita tartéssica. Situado junto à Torre do Relógio, no centro de Almodôvar, permite viajar até um tempo em que a palavra era de pedra e a língua que se falava nesta ocidental praia à beira mar plantada ainda não era o lusitano português...
Dia(s) de Encerramento: FeriadosSe lhe disserem que no Museu da Escrita do Sudoeste de Almodôvar (MESA) as palavras são como pedras, leve-os à letra. É em lápides que encontra inscrições que remontam ao século VIII a. C. e que atestam a existência da escrita do sudoeste.
Onde antes era o cine-teatro da vila, hoje fica o Museu da Escrita do Sudoeste. Poucos diriam que mais de 2500 anos de História cabiam num edifício tão pequeno, mas a verdade é o que lá se conta é sobre a escrita mais antiga de que há registo na Península Ibérica: a escrita tartéssica do sudoeste.
O MESA esteve recentemente na boca do povo ao ser distinguido com uma menção honrosa no prémio Melhor Museu Português no final de 2009. Saiba porquê.
Diz a História
As visitas guiadas só funcionam por marcação. E como o assunto é técnico e delicado, sugerimos que reserve com antecedência e também que comece por assistir ao documentário. Assim, vai munido das armas certas para interpretar a exposição.
Em caso de dúvida, consulte as informações imprimidas a branco sobre as paredes pretas das duas salas de exposição. Estas podem até não ter ouvidos, mas ainda lhe dizem uma coisa ou outra. Por exemplo, qual o precursor da descoberta desta escrita? O Frei Manuel do Cenáculo Vilas-Boas, que viveu no século XVIII.