de 3
ver todos

Muralhas da Praça de Almeida

de 3
ver todos

É uma das mais imponentes fortalezas do país. Na sua versão final (1747), a praça-forte de Almeida era uma estrela de 12 pontas, ou seja, um duplo hexágono, com seis baluartes e outros tantos revelins. É envolvida por um fosso de 12 m de largo, ao longo de um perímetro de 2,5 km. Guarneciam-na 5000 homens e possuía mais de uma centena de bocas de fogo de diversos calibres. Dispunha de compartimentos à prova de bomba, as casamatas, onde se podia acolher a guarnição e os civis durante os bombardeamentos, bem como paióis subterrâneos e um hospital de sangue, também devidamente protegido.
Almeida sofreu importantes cercos em 1762, durante a Guerra dos Sete Anos e em 1810 por ocasião da III Invasão Francesa. Foi nesta altura que um tiro dos artilheiros de Massena acertou num dos paióis da praça, situado no castelo medieval, provocando uma violenta explosão que destruíu parte da fortaleza e levou à rendição dos defensores (25 de Agosto de 1810).

Observações: Imóvel de Interesse Nacional
Ocupação actual: Pousada da Senhora das Neves encontra-se dentro das muralhas da vila com construção muito bem inserida.
Título: Maravilha da arte de fortificar
Código Postal: 6350 ALMEIDA
Distrito: Guarda
Concelho: Almeida
Freguesia: Almeida
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora