64º

de 61
ver todos

Monte Alerta

64º

de 61
ver todos

O Monte Alerta situa-se no sopé de Monsaraz, permitindo desfrutar de belos passeios a pé ou de bicicleta em pleno contacto com a natureza.Enquanto repousa ainda pode usufruir de uma massagem de taças tibetanas, chocolaterapia e vinoterapia no spa.

Localização: Campo
Nº de camas: 12
Nº de quartos: 9
Nº de suites: 1
Observações: Outros contactos: 913103598.Promove vários workshops ao longo do ano, desde massagem a cozinha regional.Todos os serviços de spa e outros são pagos à parte mediante tabela
Período de funcionamento: Todo o ano.
Preço Época Alta: 80.00
Preço Época Baixa: 80.00
Categoria: Turismo Rural
Morada: Monte Alerta Apartado 101
Código Postal: 7200 185 MONSARAZ
Tel: 913103598
E-mail: montealerta@hotmail.com
Site: www.montealerta.pt
Distrito: Évora
Concelho: Reguengos de Monsaraz
Freguesia: Monsaraz

Monte Alerta - Monsaraz


Numa terra bonita como Monsaraz tinha que se escolher um alojamento a condizer. Seguindo várias placas, descobre-se o Monte Alerta. Depois, o difícil é querer sair dali. Mas como a vila justifica a ida e os seus restaurantes também, depois de um passeio a cavalo cumpre-se o dever de viajante. 


Nuno Maia

Subindo em direcção a Monsaraz, as indicações para o Monte Alerta sucedem-se. Em baixo do nome, uma série de desenhos indicam aquilo que se vai encontrar no monte. Mas isso, por enquanto, pouco interessa. A viagem é longa e a vontade de chegar é muita.

A poucos quilómetros da vila, começa-se a ver uma pequena casa perdida numa imensidão de terra desocupada. Chegando lá, e depois de atravessar o portão, ainda é necessário percorrer cerca de um quilómetro para alcançar a casa.

Quando finalmente se sai do carro, a indiferença da paisagem, as árvores que teimosamente não se mexem e a ausência de qualquer barulho deixam antever o melhor. O Monte Alerta é realmente o sítio ideal para quem quer descansar no sossego e na calma alentejana. Para ouvir barulho é preciso gritar. E mesmo assim, nem eco faz.

Por isso, o melhor é ir dormir. Dormir muito até não se conseguir mais. O que aqui não é nada difícil. A simpatia do quarto e as noites imunes a qualquer ruído convidam.

Passeios a cavalo

O dia seguinte começa com uma visita à casa, pintada no exterior de branco e azul. O pequeno almoço, a única refeição do monte, é servido numa mesa corrida onde os hóspedes se juntam, numa sala junto à enorme cozinha de pedra. Todos os dias vários bolos caseiros, feitos poucas horas antes, fazem as delícias de todos.

Na parte de trás da casa encontra-se a piscina para além, claro, de algumas cadeiras e mesas a convidar a horas de sossego a olhar a paisagem. Do lado de lá da cerca que delimita o espaço para os hóspedes, cavalos, galinhas e pequenos cabritos, passeiam-se vaidosamente em grupos.

Depois de tanto descansar, e já que se teve o prazer de conhecer os cavalos, porque não escolher um e partir num passeio pelas redondezas? Quem não for adepto poderá sempre optar por outra forma de passar o tempo. Lendo um livro, ou conversando com os simpáticos donos do monte. Ou não fazendo coisa nenhuma, que é uma das melhores e mais velhas maneiras de passar o tempo.

Conhecer Monsaraz

Pode-se também pegar no carro e partir à descoberta. Afinal nem só de descanso se faz um fim-de-semana. Com a vila de Monsaraz ali tão perto, era uma pena não aproveitar para a conhecer. E pensando bem não cansa assim tanto. Basta andar um bocadinho a pé. Vai ver que não se arrepende.

Situada dentro das muralhas, Monsaraz é uma das mais antigas povoações de Portugal. As suas estreitas ruas em calçada merecem por si só uma visita. Durante o percurso encontram-se vários motivos para se parar. Alguns carregados de simbolismo histórico, outros nem tanto. São os casos dos restaurantes que apesar de não serem importantes vestígios de outros tempos, são sempre um motivo para passar algumas horas.


ACTUALIZADO EM AGOSTO DE 2009

2001-01-03
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora