Mel produzido pela abelha Apis mellifera, a partir do néctar das flores da flora características da região, principalmente Rosmaninho, Lavanda e Menta. Refira-se, a título de curiosidade, as várias povoações serranas que receberam o nome derivado da actividade relacionada com o mel: Vale das Abelhas, Cêras, Carvalhal de Cêras.
Aroma e Sabor: Floral (labiadas).
Coloração: Clara (entre 2,5 e 6 na escala de Pfund)
Endereço (OCC): Alameda 1 de Março, Centro Comercial Templários - 3º, 2300-431 TOMAR
Fax (OCC): 249321720
Forma de Comercialização: Apresenta-se centrifugado ou em favos, desde que totalmente operculado e sem criação, devidamente identificado e embalado em frascos de vidro.
Legislação Aplicável: A área geográfica delimitada de produção consta do Despacho 51/94, de 20-01, o qual também reconheceu a Denominação de Origem. A ADIRN - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 28, de 03-02-94. A Denominação de Origem foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06.
Número de Produtores: 685
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: ADIRN - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte
Processo de Fabrico: No processo de fabrico, não é permitida a alimentação artificial das abelhas e a cresta deve ser efectuada pelos métodos de ar sob pressão, escova de abelhas ou escapa de abelhas, não sendo permitido o uso de repelentes. Em todas as fases de extracção e decantação do mel a temperatura nunca pode exceder os 45ºC.
Produção Anual (Toneladas): 30
Telefone (OCC): 249321960
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita às freguesias de Serra de Santo António e Minde do concelho de Alcanena e às freguesias de Fátima, Nossa Senhora Misericórdias e Atouguia do concelho de Ourém.