Mel do Ribatejo Norte - Alto Nabão - DOP

Mel do Ribatejo Norte - Alto Nabão - DOP

Mel produzido pela abelha Apis mellifera, a partir do néctar das flores da flora características da região, principalmente eucalipto. Refira-se, a título de curiosidade, as várias povoações serranas que receberam o nome derivado da actividade relacionada com o mel: Vale das Abelhas, Cêras, Carvalhal de Cêras.

Aroma e Sabor: Floral (eucalipto).
Coloração: Variável (entre 6 e 11 na escala de Pfund).
Endereço (OCC): Alameda 1 de Março, Centro Comercial Templários - 3º, 2300-431 TOMAR
Fax (OCC): 249321720
Forma de Comercialização: Apresenta-se centrifugado ou em favos, desde que totalmente operculado e sem criação, devidamente identificado e embalado em frascos de vidro.
Legislação Aplicável: A área geográfica delimitada de produção consta do Despacho 51/94, de 20-01, o qual também reconheceu a Denominação de Origem. A ADIRN - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 28, de 03-02-94. A Denominação de Origem foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06.
Número de Produtores: 685
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: ADIRN - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte
Processo de Fabrico: No processo de fabrico, não é permitida a alimentação artificial das abelhas e a cresta deve ser efectuada pelos métodos de ar sob pressão, escova de abelhas ou escapa de abelhas, não sendo permitido o uso de repelentes. Em todas as fases de extracção e decantação do mel, a temperatura nunca pode exceder os 45ºC.
Produção Anual (Toneladas): 30
Telefone (OCC): 249321960
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita às freguesias de Alburitel, Casal Bernardino, Caxarias, Cercal, Espite, Formigais, Freixianda, Gondemaria, Matas, Nossa Senhora da Piedade, Olival, Ribeira de Fárrio, Rio de Couros, Seiça e Urqueira do concelho de Ourém, às freguesias de Alviobeira e Sabacheira do concelho de Tomar e às freguesias de Areias e Chãos do concelho de Ferreira do Zêzere.
Morada: Rua Santa Maria 31
Código Postal: 2260 429 VILA NOVA DA BARQUINHA
Tel: 249321960
Distrito: Santarém
Concelho: Vila Nova da Barquinha
Freguesia: Vila Nova da Barquinha
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora