Mel do Parque de Montesinho - DOP

O Mel do Parque de Montesinho é produzido a uma altitude máxima de 1475 metros, na Serra de Montesinho. Caracteriza-se por um sabor forte, persistente e harmonioso, no equilíbrio entre o doce, o amargo e o salgado. Distingue-se por apresentar um perfil de aromas complexo com expressões florais e frutadas, acompanhadas de madeiras secas e um caramelo suave, que prende os aromas e permite que estes persistam após a degustação. É macio e pode provocar uma leve sensação de adstringência na boca, explicada pela predominância da Urze.

A história do Mel do Parque de Montesinho DOP tem uma longa tradição que se encontra documentada e que recorda que, no passado, os apicultores da região nunca vendiam os seus enxames e, quando necessário, os trocavam entre si. O testemunho dessa tradição está explicita neste provérbio: «Colmeias e ovelhas: nem comprá-las nem vendê-las».

É produzido pela Abelha Apis mellífera, a partir no néctar das flores de urze (ericáceas), rosmaninho (Lavandula pedunculata) e castanheiro (Castanea sativa).

Aroma e Sabor: Forte e característico.
Coloração: Acentuadamente escuro (acima de 7 na escala de Pfund) .
Fax (OCC): 273329471
Forma de Comercialização: Apresenta-se sob a forma de centrifugado e devidamente identificado e embalado em frascos de vidro.
Legislação Aplicável: A área geográfica delimitada de produção consta do Despacho 25/94, de 17-01, o qual também reconheceu a Denominação de Origem. A Associação dos Apicultores do Parque Natural de Montesinho foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 29, de 04-02-94. A Denominação de Origem foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06.
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: Associação dos Apicultores do Parque Natural de Montesinho
Processo de Fabrico: No processo de fabrico não se pratica a transumância, nem a alimentação artificial das abelhas, assim como também não são introduzidas raças de abelhas estranhas à região. A extracção é efectuada em instalações comunitárias pertencentes à associação profissional.
Produção Anual (Toneladas): 22
Telefone (OCC): 273329470
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Bragança e Vinhais.
Morada: Casa do Mel
Código Postal: 5300 BRAGANÇA
Tel: 273329470
Site: meldoparque.webnode.pt
Distrito: Bragança
Concelho: Bragança
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora