Mel de Barroso - DOP

Mel que nectar de flores Mel de Urze ou Mel de Queiró. São já muito antigas as referências escritas e orais ao mel e à cera da região e a figura da abelha é frequentemente usada como símbolo de algumas freguesias.

Aroma e Sabor: Aroma e sabor característicos, devido ao urze.
Coloração: Escuro (acima de 8 na escala de Pfund).
Endereço (OCC): Avenida 25 de Abril, 273 S/L 5370-202 MIRANDELA
Fax (OCC): 278261410
Forma de Comercialização: Pode apresentar-se sob a forma de mel centrifugado, em estado líquido ou sólido, ou mel em favos, desde que totalmente fechado e sem criação. Deve ser devidamente acondicionado em frascos de vidro e correctamente identificado.
Legislação Aplicável: A área geográfica delimitada de produção consta do Despacho 23/94, de 17-01, o qual também reconheceu a Denominação de Origem. A TRADIÇÃO E QUALIDADE foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 29, de 04-02-94. A Denominação de Origem foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06.
Número de Produtores: 751
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: TRADIÇÃO E QUALIDADE - Associação Interprofissional para Produtores Agro-alimentares de Trás-os-Montes
Processo de Fabrico: No processo de fabrico, não são permitidos, normalmente, tratamentos fitossanitários. Se forem necessários, só são possíveis mediante autorização expressa do agrupamento de produtores. A cresta, que ocorre entre 15 de Julho e 15 de Setembro, deve ser efectuada pelos métodos de pressão de ar ou escova das abelhas. Em todas as fases de extracção e decantação do mel, a temperatura nunca pode exceder os 45ºC.
Produção Anual (Toneladas): 58
Telefone (OCC): 278261410
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Boticas e Montalegre, no Distrito de Vila Real.
Morada: Avenida do Eiro
Código Postal: 5460 320 BOTICAS
Tel: 276418170
Distrito: Vila Real
Concelho: Boticas
Freguesia: Boticas
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora